Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
| dc.creator | Luz, Rosângela Maria Nunes da | - |
| dc.date | 2018 | - |
| dc.date.accessioned | 2018-08-03T16:54:09Z | - |
| dc.date.available | 2018-08-03T16:54:09Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030 | - |
| dc.description.resumo | Neste artigo, de caráter bibliográfico, analisa-se os conceitos de integração e de inclusão presentes nas atuais discussões acadêmicas, assim como o papel do gestor escolar na escola inclusiva. Estes conceitos são, muitas vezes, tratados de forma inadequada, na medida em que ambos são tomados como sinônimos de inserção escolar. Também, é de fundamental importância entender o papel do gestor escolar, pois ele é visto como um dos principais atores envolvido no ambiente escolar. Diante de tal propósito, na primeira seção busca-se fazer um breve resgate histórico sobre o tema educação inclusiva nos cenários mundial e nacional, ressaltando dificuldades e conquistas ao longo do tempo. Na segunda seção, dialoga-se com Staiback & Staiback (1999), Mantoan (2000; 2006), Mittler (2003), Sassaki (2010), Lourenço (2010) e Jannuzzi (2012), a fim de questionar e explicitar as diferenças entre as concepções de integração e de inclusão, com o propósito de compreender as principais premissas da educação inclusiva na contemporaneidade. E na última seção, Luck (2009), Sousa (2009) e Silva (2015) corroboram na reflexão do papel do gestor escolar na escola inclusiva, que tem como propósito uma educação com qualidade e equidade para todos. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:44:01Z No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 591259 bytes, checksum: d0fbd933dc558296a4cdd9a34e971756 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:54:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 591259 bytes, checksum: d0fbd933dc558296a4cdd9a34e971756 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-03T16:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 591259 bytes, checksum: d0fbd933dc558296a4cdd9a34e971756 (MD5) Previous issue date: 2018-06-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Erechim | - |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Integração | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
| dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.