Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030
Type: Artigo Cientifico
Title: Gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva
Author: Luz, Rosângela Maria Nunes da
First advisor: Sartori, Jerônimo
Resume: Neste artigo, de caráter bibliográfico, analisa-se os conceitos de integração e de inclusão presentes nas atuais discussões acadêmicas, assim como o papel do gestor escolar na escola inclusiva. Estes conceitos são, muitas vezes, tratados de forma inadequada, na medida em que ambos são tomados como sinônimos de inserção escolar. Também, é de fundamental importância entender o papel do gestor escolar, pois ele é visto como um dos principais atores envolvido no ambiente escolar. Diante de tal propósito, na primeira seção busca-se fazer um breve resgate histórico sobre o tema educação inclusiva nos cenários mundial e nacional, ressaltando dificuldades e conquistas ao longo do tempo. Na segunda seção, dialoga-se com Staiback & Staiback (1999), Mantoan (2000; 2006), Mittler (2003), Sassaki (2010), Lourenço (2010) e Jannuzzi (2012), a fim de questionar e explicitar as diferenças entre as concepções de integração e de inclusão, com o propósito de compreender as principais premissas da educação inclusiva na contemporaneidade. E na última seção, Luck (2009), Sousa (2009) e Silva (2015) corroboram na reflexão do papel do gestor escolar na escola inclusiva, que tem como propósito uma educação com qualidade e equidade para todos.
Keywords: Educação inclusiva
Gestão escolar
Integração
Inclusão
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2030
Issue Date: 20-Jun-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZ.pdf577,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.