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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.creatorMoura, Rosicler Silveira de-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:55:29Z-
dc.date.available2018-08-03T16:55:29Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2032-
dc.description.resumoA avaliação e suas concepções fazem parte do processo de ensinar e de aprender de todas as escolas. Na Escola de Tempo Integral, mais do que um componente pedagógico, a avaliação deve ser significativa, contendo objetivos claros, específicos por estar estritamente ligada à natureza do conhecimento. Diante desta realidade, este estudo objetivou compreender se as concepções do processo avaliativo realizado na Escola de Tempo Integral podem representar melhorias de ensino. Para tal buscou verificar a historicidade da educação em tempo integral; levantando discussões em torno da avaliação em seu sentido qualitativo, procurando obter constatações evidentes; apresentando a avaliação como diagnóstica-processual indo além de um julgamento de resultados; e por fim, examinando o papel do gestor escolar como articulador das finalidades educacionais garantindo o cumprimento social da escola. A metodologia utilizada para realização de tais propostas foi a pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão da literatura com analises teóricas e estudos bibliográficos de autores ligados ao tema. Os resultados apontam que existe necessidade de realizar uma integração no ambiente escolar, entre todos que participam da elaboração de propostas, que levem para a escola autonomia de trabalhar a sua realidade, com atitudes enfáticas e positivas em relação ao meio. Também é mister um pensar e um repensar contínuo com objetivos claros e flexíveis, de maneira coletiva para formar sujeitos reflexivos e críticos. Além disso, ressalta-se que o ato de avaliar vai além de um julgamento, se caracterizando em uma análise do desenvolvimento e crescimento do aluno, ocorrendo gradativamente. A avaliação necessita dar atenção constante às dificuldades apresentadas pelos alunos; sendo cumulativa permitindo uma análise global do aprendizado do aluno. O papel da escola é indispensável e imprescindível, pois organiza e promove as condições, os meios e todos os recursos necessários para o funcionamento da docência e do trabalho em sala de aula, que, sem a avaliação qualitativa se resume a um repasse de conteúdos frio e automático. Por meio da avaliação a escola de tempo integral ou não, pode chegar a efetivar os anseios de educadores, ou seja, enquanto instituição socializadora, formar cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluções que busquem uma vida de igualdade, dignidade e justiça para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:37:26Z No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 217250 bytes, checksum: f771125e3f5eafc33ae8a17b20dece4b (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOURA.pdf: 217250 bytes, checksum: f771125e3f5eafc33ae8a17b20dece4b (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na escola de tempo integral: desafios de professores e gestores escolarespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar

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