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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2032
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Avaliação da aprendizagem na escola de tempo integral: desafios de professores e gestores escolares |
Autor(es): | Moura, Rosicler Silveira de |
Primeiro Orientador: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
Resumo: | A avaliação e suas concepções fazem parte do processo de ensinar e de aprender de todas as escolas. Na Escola de Tempo Integral, mais do que um componente pedagógico, a avaliação deve ser significativa, contendo objetivos claros, específicos por estar estritamente ligada à natureza do conhecimento. Diante desta realidade, este estudo objetivou compreender se as concepções do processo avaliativo realizado na Escola de Tempo Integral podem representar melhorias de ensino. Para tal buscou verificar a historicidade da educação em tempo integral; levantando discussões em torno da avaliação em seu sentido qualitativo, procurando obter constatações evidentes; apresentando a avaliação como diagnóstica-processual indo além de um julgamento de resultados; e por fim, examinando o papel do gestor escolar como articulador das finalidades educacionais garantindo o cumprimento social da escola. A metodologia utilizada para realização de tais propostas foi a pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão da literatura com analises teóricas e estudos bibliográficos de autores ligados ao tema. Os resultados apontam que existe necessidade de realizar uma integração no ambiente escolar, entre todos que participam da elaboração de propostas, que levem para a escola autonomia de trabalhar a sua realidade, com atitudes enfáticas e positivas em relação ao meio. Também é mister um pensar e um repensar contínuo com objetivos claros e flexíveis, de maneira coletiva para formar sujeitos reflexivos e críticos. Além disso, ressalta-se que o ato de avaliar vai além de um julgamento, se caracterizando em uma análise do desenvolvimento e crescimento do aluno, ocorrendo gradativamente. A avaliação necessita dar atenção constante às dificuldades apresentadas pelos alunos; sendo cumulativa permitindo uma análise global do aprendizado do aluno. O papel da escola é indispensável e imprescindível, pois organiza e promove as condições, os meios e todos os recursos necessários para o funcionamento da docência e do trabalho em sala de aula, que, sem a avaliação qualitativa se resume a um repasse de conteúdos frio e automático. Por meio da avaliação a escola de tempo integral ou não, pode chegar a efetivar os anseios de educadores, ou seja, enquanto instituição socializadora, formar cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluções que busquem uma vida de igualdade, dignidade e justiça para todos. |
Palavras-chave: | Avaliação Escola Tempo integral |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2032 |
Data do documento: | 5-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar |
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