Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2055
Tipo: Monografia
Título: A formação e reprodução da elite local em Palmas: um estudo de caso a partir do capitão Francisco Antônio de Araújo (1839 – 1876)
Autor(es): Leonardi, Jhonathan Boldori
Primeiro Orientador: Vicenzi, Renilda
Primeiro coorientador: Aita, Edisiana de Belgrado
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação da elite de Palmas a partir do estudo de um dos seus membros, o Capitão da guarda nacional Francisco Antônio de Araújo, integrante da sociedade de posse dos campos de Palmas de Pedro de Siqueira Côrtes. Esta sociedade tinha como objetivo se apropriar das terras dos campos de Palmas por meio da posse. Esta pesquisa tem como finalidade compreender os mecanismos de formação e consolidação da elite local, a partir de um recorte que se inicia em 1839, com a formação das duas sociedades de posse até 1876, data da morte do Capitão Francisco Antônio de Araújo. A presente monografia se localiza no campo da História social, delimitando-se a um único individuo na tentativa de compreender o Capitão Francisco Antônio de Araújo no interior do seu contexto social, e como a dinâmica e as características da elite de Palmas são perceptíveis a partir de sua pessoa. Mostraremos nesta pesquisa como a apropriação de terras dos Campos de Palmas através da posse, foi um modo de enriquecer, assim como as ligações de parentesco fizeram com que Francisco Antônio de Araújo e sua família ascendam a cargos importantes em suas localidades.
Palavras-chave: Elite
Palmas
Província
Grupos sociais
História social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2055
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:História
História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDI.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.