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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancalossi, Mariéli de Souza-
dc.date.accessioned2017-06-02T18:04:27Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-02T18:04:27Z-
dc.date.issued2014-07-23-
dc.date.issued2014-07-23pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/205-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar as crenças de estudantes brasileiros do 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio da Educação Básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteira Porto Xavier – Brasil e San Javier – Argentina e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, haja vista a região fronteiriça habitada pelos alunos. Busca-se, especificamente, compreender as crenças relativas à importância da língua, facilidades/dificuldades e preferências de aprendizagem, além daquelas vinculadas à fronteira, à cultura e à população argentina e de que modo esses aspectos podem influenciar na aprendizagem de espanhol. O referencial teórico está embasado no construto de crenças (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2004; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004). A metodologia adotada é de natureza qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, tendo a entrevista semi- estruturada como instrumento primário de coleta e análise dos dados. Os resultados revelam que as principais crenças são de que o espanhol é fácil; saber inglês é importante para trabalhar, estudar e viajar; uma aula de espanhol motivadora tem de ter jogos e brincadeiras; viver na fronteira é bom para visitar parentes, fazer compras e para o comércio- importação/exportação de produtos; a fronteira é desvalorizada; o Rio Grande do Sul e a Argentina são bem parecidos e de que os argentinos têm costumes diferentes. Portanto, percebe-se que não há uma abordagem de ensino, consolidada, ao estudo do espanhol na fronteira pesquisada que promova uma educação intercultural e possibilite o respeito às diferenças, o reconhecimento e valorização de distintas culturas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:51:34Z No. of bitstreams: 1 FRANCALOSSI.pdf: 802580 bytes, checksum: 87b67f7b4a94866f21ed65e6d1c75013 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleCrenças de alunos da educação básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteirapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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