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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/205Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Francalossi, Mariéli de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2017-06-02T18:04:27Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-02 | - |
| dc.date.available | 2017-06-02T18:04:27Z | - |
| dc.date.issued | 2014-07-23 | - |
| dc.date.issued | 2014-07-23 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/205 | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar as crenças de estudantes brasileiros do 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio da Educação Básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteira Porto Xavier – Brasil e San Javier – Argentina e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, haja vista a região fronteiriça habitada pelos alunos. Busca-se, especificamente, compreender as crenças relativas à importância da língua, facilidades/dificuldades e preferências de aprendizagem, além daquelas vinculadas à fronteira, à cultura e à população argentina e de que modo esses aspectos podem influenciar na aprendizagem de espanhol. O referencial teórico está embasado no construto de crenças (PAJARES, 1992; BARCELOS, 2004; VIEIRA-ABRAHÃO, 2004). A metodologia adotada é de natureza qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, tendo a entrevista semi- estruturada como instrumento primário de coleta e análise dos dados. Os resultados revelam que as principais crenças são de que o espanhol é fácil; saber inglês é importante para trabalhar, estudar e viajar; uma aula de espanhol motivadora tem de ter jogos e brincadeiras; viver na fronteira é bom para visitar parentes, fazer compras e para o comércio- importação/exportação de produtos; a fronteira é desvalorizada; o Rio Grande do Sul e a Argentina são bem parecidos e de que os argentinos têm costumes diferentes. Portanto, percebe-se que não há uma abordagem de ensino, consolidada, ao estudo do espanhol na fronteira pesquisada que promova uma educação intercultural e possibilite o respeito às diferenças, o reconhecimento e valorização de distintas culturas. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-02T17:51:34Z No. of bitstreams: 1 FRANCALOSSI.pdf: 802580 bytes, checksum: 87b67f7b4a94866f21ed65e6d1c75013 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T18:04:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCALOSSI.pdf: 802580 bytes, checksum: 87b67f7b4a94866f21ed65e6d1c75013 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-02T18:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCALOSSI.pdf: 802580 bytes, checksum: 87b67f7b4a94866f21ed65e6d1c75013 (MD5) Previous issue date: 2014-07-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Crenças | pt_BR |
| dc.subject | Fronteira | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
| dc.title | Crenças de alunos da educação básica relacionadas ao ensino e aprendizagem de espanhol na fronteira | pt_BR |
| dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
| Appears in Collections: | Letras | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
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