Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2072
Tipo: Monografia
Título: Territorialidades da migração campo-cidade em Severiano de Almeida: um estudo sobre a Linha Norte
Autor(es): Dendena, Daiane Paula
Primeiro Orientador: Eduardo, Márcio Freitas
Primeiro membro da banca: Eduardo, Márcio Freitas
Segundo membro da banca: Kozenieski, Éverton de Moraes
Terceiro membro da banca: Motter, Rafael
Resumo: A cidade e o campo estão em relações constantes no mundo contemporâneo, através de elementos que são de ordem econômica, social e cultural. E a questão da migração se enquadra neste contexto por estar presente nos dias de hoje, através da saída da população rural para o espaço urbano e que muitas vezes leva consigo aspectos culturais dos vínculos que os indivíduos mantêm com o local. Desta forma, Severiano de Almeida localizado no norte do Rio Grande do Sul, também apresenta um processo migratório em uma de suas comunidades rurais, onde parte da população rural migrou do campo para a cidade em busca de novas oportunidades e são estes elementos que nos instigam a pensar na seguinte pergunta: quais são os fatores relevantes que caracterizam o processo migratório dos moradores do campo para a cidade? Para compreendermos melhor esta abordagem buscamos as bases em autores como Haesbaert (2016), Beaujeu-Garnier (1980), Corrêa (2011), Lopes de Souza (2000), Saquet (2013), entre outros, para melhor entendermos as abordagens teóricas sobre o tema. A escolha comunidade rural Linha Norte parte da percepção e análise pessoal, onde se pode perceber este pequeno processo migratório nesta localidade do município. Além da revisão bibliográfica, realizamos a aplicação de um questionário para os moradores que migraram, entrevista com alguns moradores (informantes-chave) e trabalho de campo para registros fotográficos e de informações. Ao término da pesquisa podemos observar que são muitas as motivações que levaram os moradores a migrar e que sem dúvidas ocorre uma desterritorialização parcial, haja vista os vínculos, agora, desde a cidade, que as famílias mantêm com o campo.
Abstract/Resumen: La ciudad y el campo están en relaciones constantes en el mundo contemporáneo, a través de elementos que son de orden económico, social y cultural. Y la cuestión de la migración se encuadra en este contexto por estar presente en los días de hoy, a través de la salida de la población rural al espacio urbano y que muchas veces lleva consigo aspectos culturales de los vínculos que los individuos mantienen con el local. De esta forma, Severiano de Almeida ubicado en el norte de Rio Grande do Sul, también presenta un proceso migratorio en una de sus comunidades rurales, donde parte de la población rural migró del campo a la ciudad en busca de nuevas oportunidades y son estos elementos que nos instigan a pensar en la siguiente pregunta: ¿cuáles son los factores relevantes que caracterizan el proceso migratorio de los moradores del campo a la ciudad? Para comprender mejor este enfoque buscamos las bases en autores como Haesbaert (2016), Beaujeu-Garnier (1980), Corrêa (2011), Lopes de Souza (2000), Saquet (2013), entre otros, para entender mejor los planteamientos teóricos sobre el tema. La elección comunidad rural Línea Norte parte de la percepción y análisis personal, donde se puede percibir este pequeño proceso migratorio en esta localidad del municipio. Además de la revisión bibliográfica, realizamos la aplicación de un cuestionario para los residentes que migraron, entrevista con algunos residentes (informantes clave) y trabajo de campo para registros fotográficos y de informaciones. Al término de la investigación podemos observar que son muchas las motivaciones que llevaron a los vecinos a migrar y que sin dudas ocurre una desterritorialización parcial, hay vistas a los vínculos, ahora, desde la ciudad, que las familias mantienen con el campo.
Palavras-chave: Pequenas cidades
Migração
Territorialidade
Desterritorialização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2072
Data do documento: 11-Jul-2018
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENDENA.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.