Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoso, Caetano Castro-
dc.creatorSantos, Rosemar Ayres dos-
dc.creatorRosa, Suiane Ewerling da-
dc.creatorAuler, Décio-
dc.date.accessioned2018-08-15T22:00:53Z-
dc.date.available2018-08-15-
dc.date.available2018-08-15T22:00:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage372pt_BR
dc.citation.epage389pt_BR
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2085-
dc.description.abstractThis work resulted from reflection about physics teachers’ experience in initial training, with the thematic approach based on Freire-STS (Paulo Freire’s Science – Technology – Society). We seek to answer the question: How teachers in initial training place themselves front of the possibility of performing curricular referrals guided by the thematic approach during his/ hers traineeship and/or in the course of their professional practice? We use the Discursive Textual Analysis to analyze questionnaires answered by those teachers at the end of the work. We identified three categories articulated to the curriculum as a result: (i) from the disciplinary fragmentation to the interdisciplinarity, (ii) issues of students’ reality as a starting point, and (iii) thematic approach: curricular reconfiguration or new methodology? At the end, we signaled potentialities and challenges of thematic curriculum. Keywords: Thematic Curriculum, Freire-STS, Physics Teachers in Initial Trainingpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resultou da reflexão sobre vivência de professores(as) de física, em formação inicial, com a abordagem temática fundamentada em Freire-CTS. Buscamos responder à pergunta: como professores(as) em formação inicial posicionamse frente à possibilidade de realizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática durante seu estágio curricular e/ou no decorrer da sua atuação profissional? Utilizamos a Análise Textual Discursiva para analisar questionários respondidos por esses professores(as) ao final do trabalho. Como resultados, identificamos três categorias articuladas ao currículo: (i) da fragmentação disciplinar à interdisciplinaridade, (ii) temas da realidade dos estudantes como ponto de partida e (iii) abordagem temática: reconfiguração curricular ou nova metodologia? Ao final, sinalizamos desafios e potencialidades de currículos temáticos. Palavras-Chave: Currículo Temático. Freire-CTS. Professores de física em formação inicial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-15T22:00:07Z No. of bitstreams: 1 SANTOS2.pdf: 271550 bytes, checksum: 96dc115f0763241f3e0afc2f1b743cf3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-15T22:00:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS2.pdf: 271550 bytes, checksum: 96dc115f0763241f3e0afc2f1b743cf3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-15T22:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS2.pdf: 271550 bytes, checksum: 96dc115f0763241f3e0afc2f1b743cf3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCECIMIGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ensaiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFisicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleCurrículo temático fundamentado em Freire - CTS: engajamento de professores de física em formação inicialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS2.pdf265,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.