Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2085
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Currículo temático fundamentado em Freire - CTS: engajamento de professores de física em formação inicial
Autor(es): Roso, Caetano Castro
Santos, Rosemar Ayres dos
Rosa, Suiane Ewerling da
Auler, Décio
Resumo: Este trabalho resultou da reflexão sobre vivência de professores(as) de física, em formação inicial, com a abordagem temática fundamentada em Freire-CTS. Buscamos responder à pergunta: como professores(as) em formação inicial posicionamse frente à possibilidade de realizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática durante seu estágio curricular e/ou no decorrer da sua atuação profissional? Utilizamos a Análise Textual Discursiva para analisar questionários respondidos por esses professores(as) ao final do trabalho. Como resultados, identificamos três categorias articuladas ao currículo: (i) da fragmentação disciplinar à interdisciplinaridade, (ii) temas da realidade dos estudantes como ponto de partida e (iii) abordagem temática: reconfiguração curricular ou nova metodologia? Ao final, sinalizamos desafios e potencialidades de currículos temáticos. Palavras-Chave: Currículo Temático. Freire-CTS. Professores de física em formação inicial.
Abstract/Resumen: This work resulted from reflection about physics teachers’ experience in initial training, with the thematic approach based on Freire-STS (Paulo Freire’s Science – Technology – Society). We seek to answer the question: How teachers in initial training place themselves front of the possibility of performing curricular referrals guided by the thematic approach during his/ hers traineeship and/or in the course of their professional practice? We use the Discursive Textual Analysis to analyze questionnaires answered by those teachers at the end of the work. We identified three categories articulated to the curriculum as a result: (i) from the disciplinary fragmentation to the interdisciplinarity, (ii) issues of students’ reality as a starting point, and (iii) thematic approach: curricular reconfiguration or new methodology? At the end, we signaled potentialities and challenges of thematic curriculum. Keywords: Thematic Curriculum, Freire-STS, Physics Teachers in Initial Training
Palavras-chave: Professor
Fisica
Didática
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Centro de Ensino de Ciências e Matemática
Sigla da Instituição: CECIMIG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2085
Data do documento: 2015
Título: Revista Ensaio
Nímero: 2
Volume do Periódico: 17
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS2.pdf265,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.