Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2167
Tipo: Monografia
Título: O campo, a Ditadura Civil Militar e a perspectiva do teatro como forma de resistência
Autor(es): Cardoso, Josivania de Oliveira
Primeiro Orientador: Pereira, Paola Masiero
Primeiro membro da banca: Pereira, Paola Masiero
Segundo membro da banca: Percassi, Jade
Terceiro membro da banca: Urbini, Lia
Resumo: O objetivo do presente trabalho é compreender o contexto que possibilita a utilização do Teatro Político como ferramenta de resistência, sobretudo para o sujeito camponês. Utilizando como exemplo a peça produzida por integrantes do Teatro de Arena em 1961: “Mutirão em Novo Sol”, que além de trazer em seu corpo os conflitos pela terra, permite encontrar o sujeito do campo como protagonista de sua história e esse é um marco para o teatro do período. O período de 1954 a 1964 é o que permite analisar os movimentos que desembocam na imposição da Ditadura Civil Militar e que contribuem para que a peça seja censurada junto aos movimentos culturais com o Golpe (1964) e que por outro lado, seja herdada pelos Movimentos sociais da atualidade, sendo remontada em 2012, se tornando livro em 2015 e contribuindo como material de apoio para as Lutas do Movimento Sem Terra.
Abstract/Resumen: El objetivo del presente trabajo es comprender el contexto que posibilita la utilización del Teatro Político como herramienta de resistencia, sobre todo para el sujeto campesino. uso como ejemplo la pieza producida por integrantes del Teatro de Arena en 1961: "Mutirão en Nuevo Sol ", que además de traer en su cuerpo los conflictos por la tierra, permite encontrar el sujeto del campo como protagonista de su historia y ese es un marco para el teatro del período. El período de 1954 a 1964 es lo que permite analizar los movimientos que desembocan en la imposición de la Dictadura Civil Militar y que contribuyen para que la pieza sea censurada junto a los movimientos culturales con el Golpe (1964) y que por otro lado, sea heredada por los Movimientos sociales de la actualidad, siendo remontada en 2012, convirtiéndose en libro en 2015 y contribuyendo como material de apoyo para las luchas del movimiento sin tierra.
Palavras-chave: Teatro político
Resistência
Ditadura
Movimento dos sem-terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2167
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.