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Type: Dissertação
Title: A leitura, o texto e o Programa Nacional Biblioteca na Escola: intrincada relação para o processo de construção da compreensão em leitura
Author: Hüning, Raphaela Izabel
First advisor: Finger-Kratochvil, Claudia
Resume: RESUMO A Leitura é uma atividade complexa que requer do leitor grande esforço cognitivo. Para sua realização são elementos necessários: o leitor, o texto e o contexto (LEFFA, 1996). Entre esses, o texto recebe destaque nessa pesquisa, por ser instrumento do trabalho docente. Pesquisas apontam que fatores linguísticos e extralinguísticos são importantes para determinar o grau de complexidade textual (McNAMARA; GRAESSER; LOUWERSE, 2012) além de influenciarem a compreensão do texto por meio do contexto vivenciado pelo leitor (FUZER; CABRAL, 2014). Por isso, conhecer a complexidade textual dos textos utilizados para a leitura na escola é fator importante para que o professor possa criar estratégias de trabalho. Nosso objetivo é analisar a complexidade textual de quatorze obras que compõem o acervo literário do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE 2014), destinados à educação infantil (categoria 2) e aos anos iniciais do ensino fundamental (categoria 3), buscando compreender as relações entre dois índices de complexidade do texto. Para estabelecer a complexidade textual, utilizamos a metodologia proposta por Eggins (2004), que gera indicadores de densidade lexical e complexidade sintática, somando à sua análise às modalidades textuais, o gênero e o registro textual. Os resultados obtidos sugerem que as obras avaliadas apresentam um aumento tímido de densidade lexical, quando comparadas às categorias entre si. Os textos destinados à educação infantil (categoria 2) apresentam maior relação com a modalidade oral quando comparados aos textos destinados aos anos iniciais do ensino fundamental (categoria 3). Os textos destinados aos anos iniciais do ensino fundamental (categoria 3) apresentam maior número de informações em uma mesma oração, resultando em maior esforço cognitivo para atingir a compreensão. A análise da relação texto e contexto revela a dependência do texto em relação à imagem nas obras avaliadas. Esses fatores corroboram o grande trabalho envolvido no processo ensino-aprendizagem da leitura e a necessidade de se pensar em instrumentos que amparem o trabalho do professor. Conhecer a complexidade textual é essencial para que o professor possa fazer as escolhas de forma objetiva e segura, destinando os textos apropriados a cada uma das etapas de desenvolvimento do aluno leitor.
Abstract: Reading is a complex activity that requires from the reader great cognitive effort and for its realization the reader, the text and the context are necessary (LEFFA, 1996). Among these elements, the text is highlighted in this research because it is an instrument of teaching work. Researchers point out that linguistic and extralinguistic factors are important in determining the degree of textual complexity (McNamara and Graesser, Louresers, 2012) and influence the comprehension of the text through the context experienced by the reader (FUZER, CABRAL, 2014). Therefore, knowing the textual complexity of the texts used for reading in school is an important factor for the teacher to create work strategies. Our goal is to analyze the textual complexity of fourteen works that compose the literary collection of the National Library in the School Program (PNBE 2014), intended for early childhood education (category 2) and first years of basic education (category 3), seeking to understand the relations between two indices of the complexity of the text. To establish the textual complexity, we use the methodology proposed by Eggins (2004) that generates indicators of lexical density and syntactic complexity, adding to its analysis the textual modalities, the genre, and the textual record. The results suggest that the evaluated studies show a slight increase of lexical density when comparing the categories with each other. The texts intended for early childhood education (category 2) are more related to oral mode compared to the texts for the early years of elementary school (category 3). The texts for the initial years of elementary education (category 3) have more information in the same sentence, resulting in a greater cognitive effort to achieve comprehension The analysis of the related text and context reveals the dependence of the text in relation to the image in the evaluated works. These factors corroborate the great work involved in reading teaching-learning process and the need to think of tools to support the work of teachers. Knowing the textual complexity is essential for the teacher to make the choices objectively and safely, giving the texts appropriate to each of the stages of development of the student reader.
Keywords: Linguistica
Leitura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2188
Issue Date: 6-Nov-2018
metadata.dc.level: Mestrado
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