Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217
Type: Monografia
Título : E-commerce: percepção dos gestores de empresas físicas da cidade de Cerro Largo/RS
Author: Henzel, Cláudia
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
metadata.dc.contributor.referee2: Radons, Dainae Lidner
Resume: A competitividade entre as lojas físicas e o e-commerce tem se elevado nos últimos anos, o que afetou significativamente os gestores das empresas tradicionais, pois ocasionou perda de clientes e espaço no mercado. Diante do exposto, o presente estudo analisou a percepção dos gestores de empresas físicas de Cerro Largo/RS frente ao e-commerce. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O método de levantamento de dados utilizado é a entrevista aplicada a gestores de lojas físicas dos ramos de papelaria, vestuário, eletrodomésticos e saúde/cosmético. Foram aplicadas 11 entrevistas não estruturadas com questões abertas, e 3 entrevistas estruturadas, totalizando 14 gestores entrevistados. De acordo com a pesquisa, os gestores são na maioria homens, com idade entre 41 a 50 anos, possuem até 10 anos de empresa e concluíram o Ensino Superior. As empresas são na maioria de grande porte, levando em consideração as suas filiais, definidas pelo faturamento superior a R$ 12.000.000,00 e o quadro de funcionários acima de 99 pessoas. Como resultado, observou-se que o principal impacto causado pelo e-commerce nas empresas físicas participantes do estudo é a concorrência. Os gestores apontaram a semelhança de produtos vendidos em ambos os canais como causa da concorrência, pois desta forma, parte da população deixou de realizar suas compras nas lojas físicas e passou a comprar pelo e-commerce. A principal estratégia utilizada pelos gestores frente ao e-commerce é o treinamento dos funcionários, alegando o fato do atendimento físico ser o diferencial das empresas tradicionais em comparação ao e-commerce. Assim, concluiu-se que o e-commerce é uma preocupação presente em todos os estabelecimentos participantes do estudo, já que estes notaram que o e-commerce trouxe impactos aos empreendimentos e, para reverter tal situação, os gestores das referidas empresas tiveram que encontrar estratégias para que seus canais mantivessem a estabilidade e a competitividade do negócio.
Resumen : The competitiveness between the physical stores and e-commerce has been high in recent years, which significantly affected the managers of traditional companies, because it caused loss of customers and space in the market. In view of the above, the present study analyzed the perception of the managers of physical companies in Cerro Largo/RS in relation to e-commerce. This is a qualitative exploratory research. The method of data collection used is the interview applied to managers of physical stores of the branches of stationery, clothing, home appliances and health/cosmetics. Eleven unstructured interviews were applied with open questions and 3 structured interviews, totaling 14 interviewed managers. According to the research, managers are mostly men, aged 41 to 50 years, have up to 10 years of company and completed higher education. The companies are mostly large, taking into account their subsidiaries, defined by the revenues exceeding R$ 12.000,000.00 and the staff table above 99 people. As result, it was observed that the main impact caused by e-commerce in the physical companies participating in the study is the competition. The managers pointed out the similarity of products sold in both channels as a cause of competition, because in this way, part of the population ceased to carry out their purchases in the physical stores, and went on to buy by e-commerce. The main strategy used by managers in relation to e-commerce is the training of employees, claiming the fact that physical attendance is the differential of traditional companies compared to e-commerce. Thus, it is concluded that e-commerce is a concern present in all the establishments participating in the study, since they noted that e-commerce brought impacts to the undertakings and to reverse this situation the managers of these companies had to find strategies for their channels to maintain the stability and competitiveness of the business.
Palabras clave : Comércio lojista
Comércio
Concorrência
Empresas comerciais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2217
Fecha de publicación : 20-nov-2018
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HENZEL.pdf822,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.