Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2229
Type: Monografia
Title: Varejo multicanal: estratégias utilizadas por grandes varejistas gaúchos de eletromóveis
Author: Hoffmann, Janaína Duarte
First advisor: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Damke, Luana Ines
Resume: Com os avanços tecnológicos e o surgimento do e-commerce as organizações têm necessidade de se modernizar para se manter competitivas, diante disto, as lojas de varejo tradicional começaram a adotar também o canal eletrônico como estratégia de venda, a utilização de dois canais de comercialização é conhecida como Multicanal. Portanto a referida pesquisa tem como principal objetivo comparar as estratégias de sortimento, preço e serviço, utilizadas em lojas físicas e virtuais do varejo multicanal de três grandes empresas gaúchas do setor de eletromóveis. A metodologia é descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, e os dados são primários e secundários. Para cada um dos três varejistas estudados foi realizada uma análise dos dois canais de comercialização (virtual e físico), sendo desenvolvida em três etapas, na primeira etapa foi realizada a avaliação dos sites, na segunda etapa foram avaliadas as lojas físicas. A coleta, terceira e última etapa, ocorreu por meio de uma entrevista para os gestores da empresa física, para compreender as estratégias em sua percepção. Como resultados, identificou-se que, a partir de uma “amostra” de 1256 produtos, referente a estratégias de sortimento, que as lojas físicas possuem maior sortimento (96,42%) comparadas com as lojas virtuais (76,43%). Referente aos preços praticados, obteve-se, na análise, que as tem lojas não possuem diferença de preços entre os canais, pois preferem equiparar seus preços entre os canais, para não haver concorrência interna, já uma loja tem a estratégia de repassar o valor mais baixo no canal virtual, isso faz com que o canal virtual seja mais competitivo no mercado on-line. Quanto aos serviços oferecidos nos canais físicos e virtuais, ambos possuem serviços que possam satisfazer e suprir as necessidades de seus consumidores. Observou-se também que as respostas dos gerentes foram ao encontro das respostas obtidas na análise quantitativa, demonstrando que eles possuem conhecimento das estratégias adotadas. O varejo virtual tende a ter um crescimento, comparado com o varejo físico, porém, as lojas físicas não vão se extinguir em um futuro próximo, pois a fidelidade à loja parece ser uma tendência, a loja continua no centro da experiência de compra do consumidor, no Brasil e no mundo.
Abstract: With the technological advances and the emergence of e-commerce, organizations need to modernize in order to remain competitive. As a result, traditional retail stores have also started to adopt the electronic channel as a sales strategy, the use of two commercialization channels is known as Multichannel. Therefore, the main objective of this research is to compare the assortment, price and service strategies used in physical and virtual stores of the multi-channel retail of three large Gaucho companies in the electromotive sector. The methodology is descriptive, of a qualitative and quantitative nature, and the data are primary and secondary. For each one of the three retailers studied, an analysis of the two marketing channels (virtual and physical) was carried out, in three stages, in the first stage the site evaluation was carried out, in the second stage the physical stores were evaluated. The collection, third and last stage, occurred through an interview with the managers of the physical company, to understand the strategies in their perception. As a result, it was identified that, from a "sample" of 1256 products, referring to assortment strategies, that physical stores have a greater assortment (96.42%) compared to virtual stores (76.43%). Concerning the prices practiced, it was obtained, in the analysis, that the stores have no price difference between the channels, since they prefer to match their prices between the channels, in order to avoid internal competition, since a store has the strategy of passing on the value lower on the virtual channel, this makes the virtual channel more competitive in the online marketplace. As for the services offered in physical and virtual channels, both have services that can meet the needs of their consumers. It was also observed that the managers' responses were in agreement with the answers obtained in the quantitative analysis, demonstrating that they are aware of the strategies adopted. Virtual retailing tends to grow compared to physical retail, however, physical stores will not disapear in the near future, as loyalty to the store seems to be a trend, the store remains at the heart of the consumer shopping experience, in Brazil and in the world.
Keywords: Varejo
Comércio
Administração de marketing
Empresas comerciais
Lojas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2229
Issue Date: 14-Nov-2018
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HOFFMANN.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.