Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Murilo Trevas dos-
dc.creatorFrozza, Edson-
dc.date.accessioned2017-06-02T20:51:09Z-
dc.date.available2017-06-02T20:51:09Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/222-
dc.description.resumoMuitas propostas para mudança nos processos de ensino e aprendizagem vem sendo discutidas nos últimos anos, entre elas a abordagem temática. Este trabalho surge da necessidade de compreender como os temas estão sendo trabalhados nos espaços educacionais e quais são as dificuldades e potencialidades da proposta. Foram analisados artigos publicados nas revistas e nos cadernos temáticos da Química Nova na Escola desde sua constituição até 2014. Formaram o corpus de análise os artigos que abordavam a água no ensino. Os artigos foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergiram unidades de significados. Posteriormente essas unidades foram agrupadas para formar categorias. Dentre as categorias formadas, duas foram investigadas de forma mais intensa por serem fundamentais em um processo futuro de elaboração de uma proposta. As categorias que ganharam essa atenção especial foram a pesquisa e interdisciplinaridade. A partir do aprofundamento sobre elas, tanto nos artigos analisados, quanto no diálogo estabelecido com educadores que vem investigando a respeito do assunto, foi possível compreender mais profundamente a pesquisa e a interdisciplinaridade, que são essenciais para o desenvolvimento das atividades em uma abordagem temática, proporcionando aos professores e alunos situações proficuas para a construção do conhecimento. As discussões aqui estabelecidas podem contribuir para a elaboração de uma proposta de abordagem temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-02T19:51:31Z No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 10193602 bytes, checksum: e7bf0edadbaa48051173105d8b6841f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T20:51:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 10193602 bytes, checksum: e7bf0edadbaa48051173105d8b6841f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-02T20:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FROZZA.pdf: 10193602 bytes, checksum: e7bf0edadbaa48051173105d8b6841f5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidática educacionalpt_BR
dc.subjectAbordagem temáticapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleProposta de abordagem temática na Revista Química Nova na Escola: a pesquisa e a interdisciplinaridadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FROZZA.pdf9,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.