Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gastaldo, Luís Fernando-
dc.contributor.referee1Dullius, Marcos Alexandre-
dc.contributor.referee2Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.creatorNascimento, Eduardo de Alcantara-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2019-01-14T14:45:52Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2019-01-14T14:45:52Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2232-
dc.description.abstractThe learning of physics is the focus of debates and current research, and educational robotics aims to be an excellent tool for the process. However, this is a work of resource allocation that a mobile education system has presented as a didactic tool in physics teaching, involving activities involving the “sumo” of robots. The didactic and reflective reflections on didactic and educational actions as potentialities that this type of discipline could bring a relation between theory and practice theory and tasks, group work and also a critical view of the difficulties and facilities teacher has to apply robotics in the school environment. It is concluded that the students have greater interest in physics, participating as protagonists of the construction of their learning and that use Educational Robotics by the teacher and viable in any school space.pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de física é o foco de diversos debates e pesquisas atuais, e a robótica educacional tem se mostrado uma excelente ferramenta para tal processo. Nesse viés esse trabalho objetivou identificar contribuições que a robótica educacional apresentou ao ser utilizada como instrumento didático no ensino de física, a partir de atividades envolvendo “sumô” de robôs. Considerando os referenciais teóricos e as reflexões durante e sobre as ações didáticas desenvolvidas foram estudadas as potencialidades que esse tipo de atividade poderia trazer em relação ao ensinar física envolvendo teoria e prática, ao trabalho em grupo e também uma visão crítica das dificuldades e facilidades que um docente possui em aplicar robótica no ambiente escolar. Conclui-se que os alunos obtiveram maior interesse em física, participando como protagonistas da construção de sua aprendizagem e que a utilização de Robótica Educacional por parte do docente é viável em qualquer espaço escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-20T15:47:12Z No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 1054656 bytes, checksum: 8ac4223b2aa36c99e813057de30831e8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-14T14:45:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 1054656 bytes, checksum: 8ac4223b2aa36c99e813057de30831e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T14:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NASCIMENTO.pdf: 1054656 bytes, checksum: 8ac4223b2aa36c99e813057de30831e8 (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleA participação em copa de robótica: contribuições educacionais para docência no ensino de físicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.