Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2248
Tipo: Monografia
Título: Satisfação dos consumidores: um estudo das feiras da agricultura familiar do Município de Cerro Largo - RS
Autor(es): Rogoski, Leticia Rubina
Primeiro Orientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Rotta, Edemar
Segundo membro da banca: Peccin, Letiane
Resumo: Com o consumidor cada vez mais exigente, o estudo sobre a satisfação busca conhecê-lo melhor para compreender as suas necessidades e anseios. As feiras de Cerro Largo – RS ofertam produtos provindos da agricultura familiar do município. O estudo sobre a satisfação nesses ambientes pode proporcionar, aos feirantes, conhecimento sobre seus consumidores e informações relevantes das variáveis que interferem na satisfação dos mesmos. Diante do exposto, o presente estudo, teve como objetivo analisar o nível de satisfação dos consumidores de produtos das feiras da agricultura familiar do referido município, a Feira do Produtor, a Feira do grupo Orgânicos do Comandaí e Quiosque da COOPACEL, sendo a primeira, a mais frequentada. O estudo foi realizado por meio de pesquisa quantitativa e descritiva. Para obter os dados foi aplicado questionário estruturado contento 15 perguntas, para 96 consumidores que constituíram a amostra. Como resultados, pode-se verificar que os consumidores são, na maioria, mulheres, casados (as), com renda familiar entre 2 a 4 salários mínimos e ensino superior incompleto, e que frequentam a feira esporadicamente. Quanto aos motivos que levam os consumidores a buscar este consumo estão os produtos da agricultura familiar, frescos e de qualidade. Já em se tratando da satisfação com a feira, identificou-se que os consumidores encontram-se mais satisfeitos com os itens saúde, qualidade e atendimento e menos satisfeitos quanto ao local de acesso, promoções e descontos ao consumidor, salubridade e disponibilidade dos produtos, dia e horário das feiras e ao atendimento. Quanto à relação entre perfil e satisfação, há similaridade nos dados, sendo a maioria satisfeitos, com observações para, ensino médio completo, faixa etária entre 38 a 47 anos e tempo que frequentam a feira entre 3 a 5 anos e 9 meses, apresentam insatisfações mais significativas, em relação as feiras, todas apontam consumidores satisfeitos, com ressalva para o Quiosque da COOPACEL, o qual apresentou algumas insatisfações. De modo geral, a maioria dos entrevistados está satisfeito com as feiras, com destaque para a Feira do Produtor. Assim, conclui-se que os consumidores das Feiras da agricultura familiar de Cerro Largo – RS, encontram-se satisfeitos quanto aos itens pesquisados.
Abstract/Resumen: With the consumer increasingly demanding, the study on satisfaction seeks to know you better to understand your needs and desires. The fairs of Cerro Largo - RS offer products from the family agriculture of the municipality. The study about satisfaction in these environments can provide consumers with knowledge about their consumers and relevant information on the variables that interfere in their satisfaction. In view of the above, the present study had the objective of analyzing the level of consumer satisfaction of products from the family agriculture fairs of the mentioned municipality, the Producer Fair, the Fair of the organic group of the Comandaí and Kiosk of COOPACEL, the most frequented. The study was carried out through quantitative and descriptive research. To obtain the data was applied structured questionnaire content 15 questions to 96 consumers who constituted the sample. As a result, it can be seen that consumers are mostly women, married, with a family income of 2 to 4 minimum wages and incomplete higher education, and who attend the fair sporadically. As for the reasons that lead consumers to seek this consumption are the products of family agriculture, fresh and quality. In terms of satisfaction with the fair, it was identified that consumers are more satisfied with the health, quality and service items and less satisfied with the place of access, promotions and discounts to consumers, salubrity and availability of products, day and time of the fairs and the attendance. As for the relationship between profile and satisfaction, there is similarity in the data, being the most satisfied, with observations for complete high school, age range between 38 and 47 years and time attending the fair between 3 to 5 years and 9 months, are dissatisfied more significant, in relation to the fairs, all point to satisfied consumers, with exception to the Kiosk of COOPACEL, which presented some dissatisfaction. In general, most of the interviewees are satisfied with the fairs, especially the Producer Fair. Thus, it can be concluded that consumers of the family farms in Cerro Largo - RS, are satisfied with the items surveyed.
Palavras-chave: Qualidade do produto
Consumidor
Satisfação do consumidor
Cerro Largo (RS)
Feiras-livres
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2248
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGOSKI.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.