Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2256
Type: Monografia
Title: O perfil empreendedor e a propensão à criação de empresas por estudantes dos cursos de administração de Cerro Largo-RS
Author: Werle, Carmem Luana
First advisor: Oliveira, Fabricio Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Wuerges, Artur Filipe Ewald
metadata.dc.contributor.referee2: Angst, Francisco
Resume: Este trabalho teve como foco a identificação do perfil empreendedor e a propensão à criação de empresas por parte dos estudantes dos cursos de Administração da cidade de Cerro Largo- RS. Levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Os estudantes do curso de Administração da UFFS e URI de Cerro Largo possuem perfil empreendedor e apresentam a propensão a criarem seu próprio negócio? Para chegar à resposta dessa questão foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas ao nível de perfil empreendedor dos alunos, propensão à abertura de empresas e questões para as sugestões ao projeto pedagógico dos cursos. A pesquisa é caracterizada como um censo, que contou com a participação de 199 alunos das duas instituições. A aplicação do questionário foi feita durante o mês de setembro de 2018. Os resultados apontam que a maioria dos alunos das duas instituições possuem um elevado nível de perfil empreendedor e há predomínio dos estudantes que desejam empreender. Ainda buscou-se analisar os fatores que despertam o interesse do aluno em empreender e os obstáculos e facilidades percebidos, onde o fator que mais colabora para o estudante empreender é o desejo pessoal, quanto aos obstáculos destacam-se as questões burocráticas e mercadológicas e as facilidades foram as questões de mercado e facilidade de ideias. Por último, realizou-se sugestões aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, as principais propostas foram a inserção de mais atividades práticas, propostas de novas disciplinas e alterações em algumas existentes
Abstract: This paper focuses on the identification of the entrepreneurial profile and the propensity to create companies by the students of the courses of Administration of the city of Cerro Largo- RS. Bring up the following problem: The students of the Administration course of UFFS and URI of Cerro Largo have an entrepreneurial profile and are they inclined to create their own business? In order to arrive at the answer of this question, a qualitative and quantitative research was carried out, through the application of a questionnaire containing questions related to the entrepreneurs profile of the students, propensity to open companies and questions to the suggestions to the pedagogical project of the courses. The survey is characterized as a census, which was attended by 199 students from both institutions. The questionnaire was applied during the month of September 2018. The results indicate that most of the students of the two institutions have a high level of entrepreneurial profile and there is a predominance of students who wish to undertake. It was also sought to analyze the factors that arouse the student's interest in undertaking and the obstacles and perceived facilities, where the most important factor for the student to undertake is personal desire, as obstacles stand out bureaucratic and marketing issues and facilities were the questions of market and ease of ideas. Finally, suggestions were made to the Pedagogical Projects of the Courses, the main proposals were the insertion of more practical activities, proposals of new disciplines and changes in some existing ones.
Keywords: Empreendedorismo
Administração
Economia
Empresas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2256
Issue Date: 13-Nov-2018
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WERLE.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.