Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2261
Tipo: Monografia
Título: A juventude do assentamento Conquista na Fronteira, em Dionísio Cerqueira - SC: as razões para sua migração
Autor(es): Weber, Mathias Cristofp
Primeiro Orientador: Martins, Adalberto Floriano Greco
Primeiro membro da banca: Martins, Adalberto Floriano Greco
Segundo membro da banca: Ruszczyk, João Carlos
Terceiro membro da banca: Deboni, Tarita Cira
Resumo: A luta pelo acesso à terra dos menos favorecidos na sociedade, sempre foi travada com muitos conflitos, muita resistência e muitas dores. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um, de tantos movimentos que surge como propulsor dessa luta. Assim nascem os assentamentos da reforma agrária e entre um deles, o assentamento Conquista na Fronteira, localizado no município de Dionísio Cerqueira – SC. A dinâmica do trabalho coletivo surge como proposta para quem interessasse morar no assentamento. No decorrer dos anos, muitas pessoas acabaram se desvinculando do assentamento por não compreenderem ou não se adaptarem à organização coletiva e muitas pessoas chegando para integrar o quadro social do assentamento, entendendo o trabalho coletivo cooperado como uma forma de combater a exploração do sistema capitalista no campo sob os camponeses. Neste processo de exploração, os jovens acabam sendo um dos grandes prejudicados por este sistema, que lhes reprimem e influenciam cotidianamente, disseminando uma imagem negativa dos camponeses e principalmente dos jovens rurais. Assim se configura a constante migração dos jovens do assentamento para os centros urbanos, o que se tornou um fator de extrema preocupação dos assentados, pois a continuidade das atividades, estarão em um período não muito distante, sob responsabilidade desses jovens. Desta forma surge a necessidade de estudarmos as razões que a juventude presente no assentamento tem em conseguir se manter no campo e dar seguimento nas atividades coletivas. Com esse propósito, organizou-se uma metodologia para o desenvolvimento da pesquisa, que classificamos dentro do campo descritivo e numa abordagem qualitativa, aonde caracteriza-se como sendo uma pesquisa na esfera exploratória com a pesquisa a campo e pela vivencia do pesquisador no cotidiano dos jovens assentados. Os dados obtidos nesse processo, nos apontam alguns déficits na organicidade interna do assentamento, ocasionado assim, o desestímulo de alguns jovens em dar continuidade nas atividades coletivas. Entre os motivos que levam os jovens a sair, podemos citar a renda baixa, dificuldade em acesso à universidade e conflitos geracionais, como os principais motivos para que isso ocorra. Bem como, notamos que parte dos jovens, não se interessam em assumir alguns cargos de responsabilidade da cooperativa, ficando assim um dilema entre as gerações. Por fim, observamos que é necessário que se construa internamente novas relações sociais entre as pessoas, estimulando a participação dos jovens nos processos organizativos e produtivos da cooperativa.
Abstract/Resumen: La lucha por el acceso a la tierra de los menos favorecidos en la sociedad, siempre ha sido trabada con muchos conflictos, mucha resistencia y muchos dolores. El Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) es uno, de tantos movimientos que surge como propulsor de esa lucha. Así nacen los asentamientos de la reforma agraria y entre uno de ellos, el asentamiento Conquista na Fronteira, ubicado en el municipio de Dionísio Cerqueira - SC. La dinámica del trabajo colectivo surge como propuesta para quien interesara vivir en el asentamiento. En el transcurso de los años, muchas personas acabaron desvinculándose del asentamiento por no comprender o no adaptarse a la organización colectiva y muchas llegando para integrar el cuadro social del asentamiento, entendiendo el trabajo colectivo cooperado como una forma de combatir la explotación del sistema capitalista en el campo bajo los campesinos. En este proceso de explotación, los jóvenes acaban siendo uno de los grandes perjudicados por este sistema, que les reprimen e influencian cotidianamente, diseminando una imagen negativa de los campesinos y principalmente de los jóvenes rurales. Así se configura la constante migración de los jóvenes del asentamiento a los centros urbanos, lo que se ha convertido en un factor de extrema preocupación de los asentados, pues la continuidad de las actividades, estarán en un período no muy lejano, bajo la responsabilidad de esos jóvenes. De esta forma surge la necesidad de estudiar los desafíos que la juventud presente en el asentamiento tiene en lograr mantenerse en el campo y dar seguimiento en las actividades colectivas. Con ese propósito, se organizó una metodología para el desarrollo de la investigación, que clasificamos dentro del campo descriptivo y en un abordaje cualitativo, donde se caracteriza como una investigación en la esfera exploratoria con la investigación a campo y por la vivencia del investigador en el cotidiano de los investigadores jóvenes asentados. Los datos obtenidos en ese proceso, nos apuntan algunos déficits en la organicidad interna del asentamiento, ocasionado así, el desestimulo de algunos jóvenes en dar continuidad en las actividades colectivas. Entre los motivos que llevan a los jóvenes a salir, podemos citar la renta baja, dificultad en acceder a la universidad y conflictos generacionales, como los principales motivos para que eso ocurra. Así como, notamos que parte de los jóvenes, no se interesan en asumir algunos cargos de responsabilidad de la cooperativa, quedando así un dilema entre las generaciones. Por último, observamos que es necesario que se construyan internamente nuevas relaciones sociales entre las personas, estimulando la participación de los jóvenes en los procesos organizativos y productivos de la cooperativa.
Palavras-chave: Assentamento rural
Trabalho
Migração rural
Jovens
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2261
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WEBER.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.