Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2274
Tipo: Monografia
Título: O autoconsumo como um provedor do protagonismo das mulheres na construção da agroecologia: um estudo de caso no assentamento Novo Paraíso, PR
Autor(es): Dalepiane, Keila
Primeiro Orientador: Petry, Claudia
Primeiro membro da banca: Petry, Claudia
Segundo membro da banca: Freitas, Antonio Paulo Gomes de
Terceiro membro da banca: Silva, Isabel Cristina Lourenço da
Resumo: As mulheres desenvolveram e desenvolvem um papel fundamental na agricultura produzindo diversidade, entretanto, com o desenvolvimento da agricultura convencional, esta atividade foi se tornando invisibilizado, dando lugar às grandes culturas. Este trabalho tem por objetivo estudar os componentes do sistema produtivo que contribuem para a construção da agroecologia, identificando o protagonismo das mulheres neste processo. Foi desenvolvido um estudo de caso no assentamento Novo Paraíso, localizado no município Boa Ventura de São Roque- PR, a pesquisa se constituiu em um âmbito exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. Com o objetivo de comparar a importância da produção de alimentos para o autoconsumo foram entrevistadas quatro famílias que não produziam para o autoconsumo e cinco famílias que produziam para o autoconsumo, e as mulheres deveriam fazer parte do grupo de mulheres do assentamento, para identificar o protagonismo das mesmas neste processo. Através do estudo observou que o arrendamento de soja é predominante, tornando invisível o trabalho de produção de alimentos diversificado realizado pelas mulheres. Diante disso observou que dos sistemas de produção existentes no assentamento, o autoconsumo é o que mais contribui para a agroecologia e o mesmo é desenvolvido pelas mulheres. Assim identificamos as mulheres como protagonistas na construção da agroecologia no assentamento, pois as mesmas desenvolvem uma produção diversificada e realizam estudos no grupo sobre o tema. Conclui-se que para a construção da agroecologia, é urgente suprimir as desigualdades de gênero no campo, de forma que as mulheres tenham participação e autonomia nas tomadas de decisão sobre as atividades produtivas dos lotes e do assentamento como um todo.
Abstract/Resumen: Las mujeres desarrollaron y desarrollan un papel fundamental en la agricultura produciendo diversidad, con el desarrollo de la agricultura convencional en el campo, este trabajo se hizo invisibilizado dando lugar a las grandes culturas. Este trabajo tiene por objetivo estudiar los componentes de los sistemas productivos que contribuyen para la construcción de la agroecología, identificando el protagonismo de las mujeres en este proceso. Se desarrolló un estudio de caso en el asentamiento Novo Paraíso, ubicado en el municipio Boa Ventura de São Roque- PR, la investigación se constituyó en un ámbito exploratorio con abordaje cualitativo y cuantitativo. En el marco de comparar la importancia de la producción de alimentos para el automantenimiento se entrevistó a cuatro familias que no producían para el automantenimiento y cinco familias que producían para el automantenimiento y las mujeres debería formar parte del grupo de mujeres del asentamiento para identificar el protagonismo de las mujeres misma en este proceso. A través del estudio observó que el arrendamiento de soja es predominante, invisibilizaNdo el trabajo de producción de alimentos diversificado realizado por las mujeres. Ante ello, observó que de los sistemas de producción existentes en el asentamiento el automantenimiento es que más contribuye a la agroecología y lo mismo es desarrollado por las mujeres. Así identificamos a las mujeres como protagonista para poder construir la agroecología en el asentamiento, pues las mismas desarrollan una producción diversificada y realizan estudios en el grupo sobre el tema. Identificando entonces que para la construcción de la agroecología, tiene que suplir las desigualdades de género en el campo.
Palavras-chave: Assentamento rural
Produção agrícola
Mulheres
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2274
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALEPIANE.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.