Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2277
Tipo: Monografia
Título: Contexto da cooperação nos assentamentos Annoni: como o modelo influência nessas relações
Autor(es): Grasselli, Douglas
Primeiro Orientador: Martins, Adalberto Floriano Greco
Primeiro membro da banca: Martins, Adalberto Floriano Greco
Segundo membro da banca: Stédile, Miguel Enrique
Terceiro membro da banca: Ruszczyk, João Carlos
Resumo: A cooperação desempenha importante papel para a reprodução social e econômica nos assentamentos da reforma agrária. Estudar como se deram as experiências compreendendo seus limites e perspectivas pode ser uma importante ferramenta para os assentados. Este trabalho foi realizado nos assentamentos da Annoni, onde foram estudados, neste lugar o qual é berço de muitas experiências, as formas existentes de cooperação, com o objetivo de compreender melhor como a cooperação contribuiu para o desenvolvimento econômico e social das famílias, desde suas formas mais simples, na esfera da comunidade, assim como as formas complexas, expressas nas cooperativas. Para isso foi realizado um estudo de caso, onde através de estudo bibliográfico e entrevistas foram levantadas as informações que são discutidas no trabalho. Projetar um olhar do ponto de vista da unidade camponesa oferece uma ótica mais detalhada a respeito de como o Capital explora os agricultores, como este torna os agricultores simples produtores de mercadorias, sujeitos as variações do mercado, assim como pode nos oferecer diferentes ferramentas e estratégias para as existentes e as novas formulações. O modelo produtivo, que predomina no assentamento, é quem dita o ritmo das tomadas de decisão quanto a forma de trabalho, o qual é antagônico ao trabalho cooperado e democrático. As experiências passadas ensinaram isso. É preciso formular iniciativas que vão na contramão da dependência do mercado econômico, da produção das commodities. O aprendizado adquirido com o tempo, durante a trajetória do MST em suas diversas experiências nos mostram que a organização popular e democrática pode produzir ótimos resultados, contribuindo na organização dos assentamentos, transformando-os em espaços economicamente desenvolvidos, socialmente justos e politicamente ativos.
Abstract/Resumen: La cooperación desempeña un importante papel para la reproducción social y económica en los asentamientos de la reforma agraria. Estudiar cómo se dieron las experiencias comprendiendo sus límites y perspectivas puede ser una importante herramienta para los asentados. Este trabajo se realizó en los asentamientos de Annoni, donde se estudiaron, en este lugar, el cuna de muchas formulaciones, las formas existentes de cooperación, con el objetivo de comprender mejor cómo la cooperación contribuyó al desarrollo económico y social de las familias, formas más simples, en la esfera de la comunidad, así como las formas complejas, expresadas en las cooperativas. Para ello se realizó un estudio de caso, donde a través de estudio bibliográfico y entrevistas se levantaron las informaciones que se discuten en el trabajo. La proyección de una mirada desde el punto de vista de la unidad campesina ofrece una óptica más detallada en cuanto a cómo el Capital explora a los agricultores, como éste hace a los agricultores simples productores de mercancías, sujetos a las variaciones del mercado, así como nos puede ofrecer diferentes herramientas y estrategias para las existentes y las nuevas formulaciones. El modelo productivo, que predomina en el asentamiento, es quien dicta el ritmo de las tomada de decisión en cuanto a la forma de trabajo, el cual es antagónico al trabajo cooperado y democrático. Las experiencias pasadas enseñaron eso. Es necesario formular iniciativas que van en contra de la dependencia del mercado económico, de la producción de las commodities. El aprendizaje adquirido con el tiempo, durante la trayectoria del MST en sus diversas experiencias nos muestra que la organización popular y democrática puede producir buenos resultados, contribuyendo en la organización de los asentamientos, transformándolos en espacios económicamente desarrollados, socialmente justos y políticamente activos.
Palavras-chave: Assentamento rural
Campesinato
Reforma agrária
Cooperativas
Agronegócio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2277
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRASSELLI.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.