Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2281
Tipo: Monografia
Título: Limites e desafios da Cooperativa Agropecuária e Laticínios Pontão LTDA (COPERLAT) em relação às famílias assentadas na Fazenda Annoni
Autor(es): Mânica, Maferson Augusto
Primeiro Orientador: Martins, Adalberto Floriano Greco
Primeiro membro da banca: Martins, Adalberto Floriano Greco
Segundo membro da banca: Ruszczuk, João Carlos
Terceiro membro da banca: Mello, Ulisses Pereira de
Resumo: O cooperativismo é uma ferramenta de fundamental importância para o processo organizativo dos assentamentos rurais do MST. É um elemento base na construção de uma sociedade mais respeitadora da natureza, fraterna, contribuindo na transformação de localidades rurais com fortes problemas na esfera da organização, distribuição de renda e acesso aos bens públicos. É um instrumento baseado na formação de valores, responsabilidade, igualdade, solidariedade, ajuda mútua e democracia. Acerca deste contexto o trabalho apresentado busca analisar a Cooperativa Agropecuária e Laticínios Pontão LTDA, e para tanto como finalidade e objetivo principal buscou verificar os limites e desafios da COPERLAT na relação com as famílias assentadas na Fazenda Annoni. O presente trabalho de cunho acadêmico foi realizado no município de Pontão, situado no norte do Estado do Rio Grande do Sul. Como procedimentos metodológicos este estudo classifica-se como descritivo e de abordagem qualitativa, caracterizando-se uma pesquisa de âmbito exploratório pela prática de pesquisa a campo. Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho social efetuado pela cooperativa, expressa uma forma de resistência permanente das famílias assentadas sobre o agronegócio. Concluiu-se que o trabalho efetuado pela cooperativa, corresponde aos anseios dos associados assentados, devido as atividades desenvolvidas pela cooperativa principalmente em relação a prestação se serviços e a política de fomento agrícola. Desta forma a cooperativa é destaque na organização, seriedade e transparência por parte da direção. Assim a cooperativa configurando-se como uma estratégia política de luta e organização dos assentados que ainda acreditam no cooperativismo como uma ferramenta de resistência e emancipação dos assentados dessa região.
Abstract/Resumen: El cooperativismo es una herramienta de fundamental importancia para el proceso organizativo de los asentamientos rurales del MST. Es un elemento base en la construcción de una sociedad más respetuosa de la naturaleza, fraterna, contribuyendo en la transformación de localidades rurales con fuertes problemas en la esfera de la organización, distribución de renta y acceso a los bienes públicos. Es un instrumento basado en la formación de valores, responsabilidad, igualdad, solidaridad, ayuda mutua y democracia. En este contexto el trabajo presentado busca analizar la Cooperativa Agropecuaria y lácteos Pontão LTDA, y para tanto el objetivo principal es verificar los límites y desafíos de la COPERLAT en la relación con las familias asentadas en la Fazenda Annoni. El presente trabajo de cuño académico fue realizado en el municipio de Pontão, situado en el norte del Estado de Rio Grande do Sul. Como procedimientos metodológicos este trabajo de investigación se clasifica como descriptivo y de abordaje cualitativo, caracterizándose una investigación de ámbito exploratorio por la exploración práctica de investigación a campo. Los resultados de la investigación apuntan que el trabajo social efectuado por la cooperativa, expresa una forma de resistencia permanente de las familias asentadas sobre el agronegocio. Se concluyó que el trabajo efectuado por la cooperativa, corresponde a los anhelos de los asociados asentados, debido a las actividades desarrolladas por la cooperativa principalmente en relación a la prestación si servicios y la política de fomento agrícola. De esta forma la cooperativa es destaque en la organización, seriedad y transparencia por parte de la dirección. Así la cooperativa configurándose como una estrategia política de lucha y organización de los asentados que aún creen en el cooperativismo como una herramienta de resistencia y emancipación de los asentados de esa región.
Palavras-chave: Assentamento rural
Cooperativismo
Agronegócio
Laticínios
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2281
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÂNICA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.