Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2292
Tipo: Artigo de Evento
Título: A extensão universitária da UFFS - campus Cerro Largo/RS como mediadora do ensino de desenho assistido por computador
Autor(es): Fucks, Patrícia Marasca
Schneider, Fábio José Andres
Schommer, Vera Analise
Troyjack, Cristian
Resumo: O projeto de extensão “Desenho assistido por computador com o software AutoCAD- 2D” buscou ampliar, em 2013, o espaço de atuação da UFFS – Campus Cerro Largo/RS na comunidade regional, desenvolvendo suas ações voltadas prioritariamente à qualificação de estudantes e professores do ensino público em nível técnico profissionalizante, no noroeste gaúcho. Ao disponibilizar conhecimentos na área do desenho assistido por computador, oportunizando o aprendizado de um software gráfico como o AutoCAD-2D, objetivou-se instrumentalizar os participantes para atuarem no desenvolvimento, na elaboração e na padronização de projetos técnicos comumente empregados na engenharia (civil, mecânica, elétrica, agrícola, agronômica, entre outras) e no design. A atividade caracteriza-se como um Curso de Extensão na modalidade presencial, contemplando um módulo básico com carga horária de 30horas e vagas para 25 participantes. O curso será ministrado em duas edições ao longo de 2013, no laboratório de informática da Escola Estadual Técnica Guaramano, em Guarani das Missões. A compreensão da linguagem gráfica do desenho assistido por computador ocorre mediante a exposição dialogada, a realização de tutoriais (exercícios guiados) e de atividades práticas que, em aula, podem ter um acompanhamento mais individualizado, monitorado pelos bolsistas do projeto. O participante aprende a manipular uma série de ferramentas e comandos do AutoCAD-2D voltados à criação, modificação e edição de desenhos no plano bidimensional. Tais recursos possibilitam maior exatidão na representação gráfica, agilidade e rapidez no desenvolvimento de ideias e facilidades na execução de projetos técnicos; aspectos importantes à otimização dos recursos disponíveis e ao processo de aprimoramento da qualidade nos processos e serviços. Ações de extensão dessa natureza têm buscado proporcionar, por intermédio do projeto, a valorização profissional e o aperfeiçoamento da formação técnica, viabilizando-se assim, a inclusão social e tecnológica e promovendo-se a democratização do acesso a novas tecnologias, em constante aprimoramento na atualidade.
Palavras-chave: Desenho Técnico
Software
Extensão universitária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2292
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FUCKS.pdf287,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.