Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2301
Tipo: Monografia
Título: Limites da criação de novilhas leiteiras em unidades de produção do assentamento Oito de Abril
Autor(es): Silva, Jonas Peres da
Primeiro Orientador: Leitzke, Vilmar Wruch
Primeiro coorientador: Balcão, Lucas Fillietaz
Primeiro membro da banca: Leitzke, Vilmar Wruch
Segundo membro da banca: Fragas, Cristina de
Terceiro membro da banca: Freitas, Antônio Paulo Duarte Gomes de
Resumo: Por não representar rentabilidade imediata, à propriedade, a criação de bezerras e novilhas geralmente recebem menor atenção e destinação de recursos, repercutindo em menor desenvolvimento corporal, com isto, em uma demora maior até adquirem o peso corporal ideal para cobertura, fazendo que passem tempo maior na propriedade, elevando os custos de criação e diminuindo a rentabilidade financeira da atividade leiteira. Este trabalho foi desenvolvido no assentamento Oito de Abril localizado no Município de Jardim Alegre-PR, com o objetivo de estudar os manejos utilizados na criação dos animais de reposição, pelos produtores de leite, afim de identificar as causas do baixo desenvolvimento das novilhas. O trabalho foi realizado em 10 unidades de produção familiar, a escolha das famílias se deu por intermédio da coordenação do assentamento. Foram realizadas visitas a casa dos produtores com emprego da metodologia de observação participante, além de aplicados 10 questionários com perguntas fechadas. Na caminhada pela propriedade foram observadas instalações, qualidade da pastagem e da água, além do aspecto geral dos animais. Os agricultores foram divididos em três grupos, de acordo com a produtividade média diária, sendo eles: grupo 01, produtores com produção inferior a 50L; grupo 02, produtores com produção diária entre 50-100L; e grupo 03, com produção diária superior a 100 L. Através do estudo foi possível concluir que as causas do baixo desenvolvimento dos animais estão relacionadas não apenas à negligencias dos produtores, mas também, por desconhecimento de boas práticas para criação deste animais, assim como no rebanho em produção. O grupo 01 apresentou resultados menos satisfatórios em relação aos demais grupos, apesar dos grupos 02 e 03 também apresentarem dificuldades, mas em menor intensidade. Dentre as potencialidades deste estudo, destaca-se a percepção dos produtores na necessidade de introduzir melhorias no sistema de criação das novilhas, dentro do assentamento a partir da orientação zootécnica para a atividade.
Abstract/Resumen: Por no representar rentabilidad inmediata, a la propiedad, la cría de terneras y novillas generalmente reciben menor atención y destinación de recursos, repercutiendo en menor desarrollo corporal, con ello en una demora mayor hasta adquirir el peso corporal ideal para cobertura, haciendo que pasen tiempo mayor en la propiedad, elevando los costos de cría y disminuyendo la rentabilidad financiera de la actividad lechera. Este trabajo fue desarrollado en el Assentamiento Oito de Abril ubicado en el Municipio de Jardim Alegre-PR, con el objetivo de estudiar los manejos utilizados en la crianza de los animales de reposición, por los productores de leche a fin de identificar las causas del bajo desarrollo de las novillas. El trabajo se realizó en 10 unidades de producción familiar, la elección de las familias se dio por intermedio de la coordinación del asentamiento. Se realizaron visitas a la casa de los productores y con empleo de la metodología de observación participante, además de aplicados 10 cuestionarios con preguntas cerradas. En la camita por la propiedad se observaron instalaciones, calidad del pastoreo y agua, además del aspecto general de los animales. Los agricultores fueron divididos en tres grupos, de acuerdo con la productividad media diaria, siendo ellos: grupo 01, productores con producción inferior a 50L; grupo 02, productores con producción diaria entre 50-100L; y el grupo 03, con una producción diaria superior a 100 L. A través del estudio se pudo concluir que las causas del bajo desarrollo de los animales no se refieren no sólo a las negligencias de los productores, sino también por el desconocimiento de buenas prácticas para la cría de estos animales, así como en el rebaño en producción. El grupo 01 presentó resultados menos satisfactorios en relación a los demás grupos, aunque los grupos 02 y 03 también presentaron dificultades, pero en menor intensidad. Entre las potencialidades destaca si la percepción de los productores en la necesidad de introducir mejoras en el sistema de cría de las novillas, dentro del asentamiento a partir de la orientación zootécnica para la actividad.
Palavras-chave: Assentamento rural
Bovinos leiteiros
Novilhos
Rebanho
Reprodução animal
Alimentação animal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2301
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.