Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorPaz, Cleiton José-
dc.date.accessioned2017-06-05T19:42:10Z-
dc.date.available2017-06-05T19:42:10Z-
dc.date.issued2015-12-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR), procurou compreender a potencialidade de trabalharmos no espaço-tempo da sala de aula de Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade a respeito da temática alcoolismo, sendo essa proposta articulada ao educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, Ramos e Galiazzi, 2004) baseados na proposta da análise narrativa enquanto forma de pesquisa qualitativa. Esse processo de pesquisa ocorreu no espaço do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integrando assim licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade numa proposta de formação que tem por princípio a investigação da prática pedagógica. As categorias que emergem das narrativas produzidas no grupo, sendo analisadas com base na proposta metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) construída por Moraes e Galiazzi (2007) foram: (1) A potencialidade da abordagem de temáticas na sala de aula de Química; (2) O consumo de bebidas etanólicas por jovens: uma preocupação social problematizada no trabalho coletivo na escola; (3) Os problemas familiares ocasionados pelo consumo de bebidas etanólicas, e os caminhos encontrados para a recuperação do alcoolista. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente nesse processo contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e de problematizarmos na sala de aula de Química temáticas complexas como essa do alcoolismo, ancorados numa dimensão do educar pela pesquisa e assim envolvermos alunos, professores, familiares e toda a comunidade escolar numa proposta de transformação dessa realidade que atinge muitas pessoas e que ainda não se sentem a vontade em conversar acerca disso. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos trabalhados na sala de aula de Química, bem como em todas as áreas do conhecimento precisam produzir sentidos a todos aqueles envolvidos nos processos educativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-05T18:59:40Z No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T19:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5) Previous issue date: 2015-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectAlcoolismopt_BR
dc.subjectEducação em químicapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleA compreensão do alcoolismo no coletivo PIBID: a potencialidade da problematização dessa temática no ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAZ.pdf559,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.