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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cacciamani, Jackson Luís Martins | - |
dc.creator | Paz, Cleiton José | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T19:42:10Z | - |
dc.date.available | 2017-06-05T19:42:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235 | - |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR), procurou compreender a potencialidade de trabalharmos no espaço-tempo da sala de aula de Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade a respeito da temática alcoolismo, sendo essa proposta articulada ao educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, Ramos e Galiazzi, 2004) baseados na proposta da análise narrativa enquanto forma de pesquisa qualitativa. Esse processo de pesquisa ocorreu no espaço do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integrando assim licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade numa proposta de formação que tem por princípio a investigação da prática pedagógica. As categorias que emergem das narrativas produzidas no grupo, sendo analisadas com base na proposta metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) construída por Moraes e Galiazzi (2007) foram: (1) A potencialidade da abordagem de temáticas na sala de aula de Química; (2) O consumo de bebidas etanólicas por jovens: uma preocupação social problematizada no trabalho coletivo na escola; (3) Os problemas familiares ocasionados pelo consumo de bebidas etanólicas, e os caminhos encontrados para a recuperação do alcoolista. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente nesse processo contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e de problematizarmos na sala de aula de Química temáticas complexas como essa do alcoolismo, ancorados numa dimensão do educar pela pesquisa e assim envolvermos alunos, professores, familiares e toda a comunidade escolar numa proposta de transformação dessa realidade que atinge muitas pessoas e que ainda não se sentem a vontade em conversar acerca disso. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos trabalhados na sala de aula de Química, bem como em todas as áreas do conhecimento precisam produzir sentidos a todos aqueles envolvidos nos processos educativos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-05T18:59:40Z No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-05T19:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAZ.pdf: 573016 bytes, checksum: de44b6f8ba54837e01740f59dc836bc8 (MD5) Previous issue date: 2015-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pibid | pt_BR |
dc.subject | Alcoolismo | pt_BR |
dc.subject | Educação em química | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.title | A compreensão do alcoolismo no coletivo PIBID: a potencialidade da problematização dessa temática no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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