Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235
Type: | Monografia |
Title: | A compreensão do alcoolismo no coletivo PIBID: a potencialidade da problematização dessa temática no ensino de química |
Author: | Paz, Cleiton José |
First advisor: | Cacciamani, Jackson Luís Martins |
Resume: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para a pesquisa na área de ensino, na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR), procurou compreender a potencialidade de trabalharmos no espaço-tempo da sala de aula de Química tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade a respeito da temática alcoolismo, sendo essa proposta articulada ao educar pela pesquisa (Demo, 1998; Maldaner, 2000; Galiazzi, 2003; Moraes, Ramos e Galiazzi, 2004) baseados na proposta da análise narrativa enquanto forma de pesquisa qualitativa. Esse processo de pesquisa ocorreu no espaço do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) integrando assim licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade numa proposta de formação que tem por princípio a investigação da prática pedagógica. As categorias que emergem das narrativas produzidas no grupo, sendo analisadas com base na proposta metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD) construída por Moraes e Galiazzi (2007) foram: (1) A potencialidade da abordagem de temáticas na sala de aula de Química; (2) O consumo de bebidas etanólicas por jovens: uma preocupação social problematizada no trabalho coletivo na escola; (3) Os problemas familiares ocasionados pelo consumo de bebidas etanólicas, e os caminhos encontrados para a recuperação do alcoolista. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente nesse processo contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e de problematizarmos na sala de aula de Química temáticas complexas como essa do alcoolismo, ancorados numa dimensão do educar pela pesquisa e assim envolvermos alunos, professores, familiares e toda a comunidade escolar numa proposta de transformação dessa realidade que atinge muitas pessoas e que ainda não se sentem a vontade em conversar acerca disso. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos trabalhados na sala de aula de Química, bem como em todas as áreas do conhecimento precisam produzir sentidos a todos aqueles envolvidos nos processos educativos. |
Keywords: | Pibid Alcoolismo Educação em química Práticas educativas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/235 |
Issue Date: | 2-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Química |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.