Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tenfen, Danielle Nicolodelli-
dc.contributor.advisor-co1Parisoto, Mara Fernanda-
dc.creatorStrasser, Roseli Dalla Corte Petter-
dc.date.accessioned2017-06-05T19:42:21Z-
dc.date.available2017-06-05T19:42:21Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/236-
dc.description.resumoCom a inserção da Física Moderna na Educação Básica estamos proporcionando ao estudante o estudo teórico de um conteúdo que está muito presente no dia a dia dos alunos, principalmente com as novas tecnologias e mídias. Porém é necessário que o estudante adquira conhecimento de maneira significativa, percebendo a relação dos conhecimentos estudados em sala de aula com seu cotidiano e não de maneira desvinculada. É neste sentido que tratam os documentos oficiais que subsidiam a Educação Básica no Brasil, no que se refere ao Ensino da Física, colocando o trabalho interdisciplinar como uma maneira de tornar possível essa relação Física – cotidiano. No presente trabalho buscou-se produzir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e, junto a ela, um material didático sobre o conceito de Referencial. A UEPS foi planejada para alunos no final do Ensino Fundamental, 9º ano, e teve como fundamentação teórica a teoria de David Ausubel sobre Aprendizagem Significativa. No material, o tema é tratado a partir da Física Clássica e da Física Moderna. Para elaborar a Unidade e o material foi realizada uma revisão em alguns periódicos relevantes da literatura da área de Ensino de Física. Espera-se que este trabalho possa ser uma opção de material potencialmente significativo que relacione os conceitos com o cotidiano do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:16:26Z No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:42:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T19:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5) Previous issue date: 2016-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectUnidade de ensino potencialmente significativapt_BR
dc.titleEnsino do conceito de referencial segundo a física clássica e moderna a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa - UEPSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STRASSER.pdf860,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.