Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/236Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Tenfen, Danielle Nicolodelli | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Parisoto, Mara Fernanda | - |
| dc.creator | Strasser, Roseli Dalla Corte Petter | - |
| dc.date.accessioned | 2017-06-05T19:42:21Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-05T19:42:21Z | - |
| dc.date.issued | 2016-12-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/236 | - |
| dc.description.resumo | Com a inserção da Física Moderna na Educação Básica estamos proporcionando ao estudante o estudo teórico de um conteúdo que está muito presente no dia a dia dos alunos, principalmente com as novas tecnologias e mídias. Porém é necessário que o estudante adquira conhecimento de maneira significativa, percebendo a relação dos conhecimentos estudados em sala de aula com seu cotidiano e não de maneira desvinculada. É neste sentido que tratam os documentos oficiais que subsidiam a Educação Básica no Brasil, no que se refere ao Ensino da Física, colocando o trabalho interdisciplinar como uma maneira de tornar possível essa relação Física – cotidiano. No presente trabalho buscou-se produzir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e, junto a ela, um material didático sobre o conceito de Referencial. A UEPS foi planejada para alunos no final do Ensino Fundamental, 9º ano, e teve como fundamentação teórica a teoria de David Ausubel sobre Aprendizagem Significativa. No material, o tema é tratado a partir da Física Clássica e da Física Moderna. Para elaborar a Unidade e o material foi realizada uma revisão em alguns periódicos relevantes da literatura da área de Ensino de Física. Espera-se que este trabalho possa ser uma opção de material potencialmente significativo que relacione os conceitos com o cotidiano do aluno. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:16:26Z No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-05T19:42:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-05T19:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STRASSER.pdf: 881171 bytes, checksum: 938ff6a75e4146894178f5ff2bb7311c (MD5) Previous issue date: 2016-12-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject | Unidade de ensino potencialmente significativa | pt_BR |
| dc.title | Ensino do conceito de referencial segundo a física clássica e moderna a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa - UEPS | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Física | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| STRASSER.pdf | 860.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.