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dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorBertolassi, Jonas Antônio-
dc.date2018-12-10-
dc.date.accessioned2019-02-04T09:58:50Z-
dc.date.available2019-02-04T09:58:50Z-
dc.date.issued2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2393-
dc.description.resumoAtualmente, vivemos na era da ansiedade, na era das pessoas sem tempo, na era da urgência, da inquietude, da saturação de informações, que pouco induzem para uma interiorização, em uma sociedade que abandonou a oferta de estímulos calmos, que espantosamente alterou o ritmo dos nossos pensamentos. Diante dessa realidade, este trabalho tem como temática promover uma discussão sobre as contribuições do trabalho com a Educação Emocional no âmbito escolar. Sendo assim, esta pesquisa teve como problemática elencar quais são as contribuições do desenvolvimento de Oficinas Pedagógicas de Autoformação voltadas à Educação Emocional no âmbito escolar. Nesse viés, a autoformação por meio de Oficinas Pedagógicas é uma estratégia de ampliação do autoconhecimento, visando oferecer ao indivíduo ferramentas que o possibilitem a se autoconhecer, ou seja, caminhar ao encontro de seu (eu) interior, ampliando sua inteligência intrapessoal. No momento em que o indivíduo conhece a si próprio, seus anseios, seus medos, suas potencialidades e consegue gerenciá-los, está apto para compreender o próximo, a amplitude, (o nós). Assim, suas atitudes refletem sobre um todo maior, que é o universo, ou seja, passa a desenvolver sua inteligência interpessoal. Para tanto, a fim de atender às especificidades do objeto de estudo em evidência, a metodologia utilizada enquadrou-se em uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa documental, por meio do estudo do Relatório de Estágio em Gestão Escolar, do pesquisador e pesquisa de campo, sob uma perspectiva de investigação qualitativa, descritiva-interpretativa, por meio de entrevista semiestruturada com dez professoras da rede municipal de Erechim. Os dados elencados foram submetidos a análise de conteúdo na perspectiva teórica de Bardin (2009). Em síntese, as análises da pesquisa documental e das narrativas da pesquisa de campo, em consonância com a teoria, constataram que todas as pessoas que vivenciaram/participaram de Oficinas Pedagógicas de Autoformação, ampliaram suas inteligências intrapessoal e interpessoal, na perspectiva do desenvolvimento de relações humanas mais harmoniosas. Além disso, os resultados também comprovaram o desenvolvimento da dialogicidade entre professor/aluno, professor/professor e aluno/aluno. Constatou-se que a maioria dos sujeitos que participaram dos momentos autoformativos passaram a ter uma postura mais ética para consigo mesmo, com os demais e com sua profissão, bem como constataram mudanças no ambiente de trabalho, o qual passou a tornar-se mais equilibrado e harmônico. Concluiu-se, por meio desta investigação, que as contribuições do trabalho com Oficinas Pedagógicas de Autoformação voltadas à Educação Emocional no âmbito escolar são positivas, no sentido de que conduzem os sujeitos ao equilíbrio entre a razão e a emoção. Além disso, contribuem na perspectiva do autoconhecimento e da sensibilização do sujeito para com o seu próximo, no sentido de instigar a socialização e a transformação na perspectiva da harmonização das relações humanas, tendo como base o diálogo, a tolerância, a cooperação, o respeito às diferenças, a solidariedade, a criticidade, no que diz respeito ao Eu, ao Outro e ao Mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-01T17:04:07Z No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 1886656 bytes, checksum: 654406756d1e20b6c84af9ff89595170 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleEducação emocional na escola: a ampliação das inteligências intrapessoal e interpessoal por meio de oficinas pedagógicas de autoformaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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