Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sanceverino, Adriana Regina | - |
dc.contributor.referee1 | Sanceverino, Adriana Regina | - |
dc.contributor.referee2 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.contributor.referee3 | Destri, Vivian | - |
dc.creator | Fortes, Magda Liane Paim | - |
dc.date | 2018-12 | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T09:59:10Z | - |
dc.date.available | 2019-02-04T09:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2394 | - |
dc.description.resumo | Esta investigação consiste em mapear, sistematizar, analisar e divulgar o conhecimento produzido sobre o fenômeno da Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos e a relação dos orientadores dos trabalhos acadêmicos com a Educação de Jovens e Adultos, representadas pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado da educação de pessoas jovens e adultas, situados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo é contribuir para a construção do “estado do conhecimento” sobre o tema e a relação dos orientadores destes trabalhos com a EJA. A pesquisa pretendeu elaborar um quadro de trabalhos, nos quais vêm constituindo o campo das pesquisas em EJA de modo a fornecer elementos para um aprofundamento do debate sobre o fenômeno da juvenilização. Essa modalidade de ensino vem apresentando um número cada vez maior de jovens do ensino fundamental e médio da Educação Básica, regular, que estão migrando para a EJA. Neste sentido também foi analisado a formação inicial dos orientadores dos trabalhos a fim de verificar a aproximação destes com a EJA. A metodologia utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, tendo como fonte de pesquisa a literatura na área constituída por: livros, artigos, teses, dissertações, documentos legais e pedagógicos. Os referenciais teóricos utilizados foram os autores Di Pierro (1994) e Haddad (1994) que contribuíram para o entendimento das políticas públicas em Educação de Jovens e Adultos. Losso (2012) e Sanceverino (2017) foram referenciais importantes para compreender os sujeitos da EJA, o valor da militância na causa da Educação de Jovens e Adultos por suas investidas e inserções entusiasmadas nesse campo de pesquisa e, nesse sentido, pelas contribuições e orientações que me levaram ao encontro do meu objeto de pesquisa. Já Brunel (2014) me fez compreender sobre a juvenilização e os jovens. Nesse campo, também, Dayrell (2003) foi referência para minha escrita sobre os jovens e suas juventudes, dentro do contexto da EJA, entre outros autores. Resultados revelam que poucos trabalhos abordam o tema juvenilização na Educação de Jovens e Adultos. Apenas quatro trabalhos tem como objeto de pesquisa a migração de jovens do ensino fundamental e médio regular para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos, cumpre citar que muitos dos orientadores dos trabalhos de pós-graduação não são pesquisadores com ênfase na área da Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, o fenômeno da juvenilização é um campo que requer uma ampla investigação que nos permita identificar e compreender os processos formativos de Educação de Pessoas Jovens em nosso país, buscando contribuir, através da pesquisa, com novas possibilidades de ampliar o entendimento sobre o assunto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-01T17:40:34Z No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 844400 bytes, checksum: 1b75dc337e7f0b519124712b21d8a558 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-04T09:59:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 844400 bytes, checksum: 1b75dc337e7f0b519124712b21d8a558 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-04T09:59:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 844400 bytes, checksum: 1b75dc337e7f0b519124712b21d8a558 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | O estado de conhecimento das pesquisas que tratam do fenômeno da juvenilização na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FORTES.pdf | 824,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.