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Type: Dissertação
Title: Alfabetização de jovens e adultos: um estudo sobre o perfil dos (as) alfabetizados (as) do município de Erechim/RS
Author: Jevinski, Camila Paula
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Franciele Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Paim, Marilane Maria Wolff
Resume: O presente trabalho apresenta os resultados da dissertação do curso de pós-graduação stricto sensu para obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul considerando a temática “Alfabetização de jovens e adultos: um estudo sobre o perfil dos(as) alfabetizandos(as) do município de Erechim/RS”. Buscou-se diferentes autores(as), oriundos(as) do campo da Educação Popular para sustentar teoricamente esta pesquisa, constituída basicamente por Freire (1979, 1980, 1982, 1990) em diálogo com outros interlocutores: Gadotti e Romão(2011), Paiva(2015), Paludo(2001), Schuwarts(2013), Streck(2018), entre outros. O estudo de caso foi realizado no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos localizado no município de Erechim – RS. A intenção inicial foi investigar qual o papel desta instituição no enfrentamento do analfabetismo no âmbito municipal, tendo em vista o perfil dos jovens e adultos alfabetizandos, bem como, diagnosticar o fenômeno do analfabetismo no município de Erechim, compreendendo o contexto social das turmas de alfabetização de jovens e adultos. Dessa forma, tentou-se verificar de que maneira ocorre a ação pedagógica com os sujeitos alfabetizandos, observando a atualidade do método Paulo Freire nas propostas de alfabetização de jovens e adultos. Logo, pretende-se compreender a relação entre classe popular e analfabetismo, além de investigar e diagnosticar o perfil dos sujeitos que fazem parte das turmas de alfabetização do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Erechim/RS, para que futuramente sirva de subsídio para os professores alfabetizadores em sua prática pedagógica. As motivações desta pesquisa partem da nossa trajetória acadêmica e profissional, sempre voltada à pesquisa em Educação, na perspectiva da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos e na relevância de debater sobre esse tema. Neste trabalho dissertativo, situa-se em perspectiva histórica ambas as modalidades de Educação mencionadas, bem como a alfabetização e os sujeitos desta pesquisa. Finalizando os escritos desta pesquisa, apresenta-se o perfil e as possibilidades formativas do(a) alfabetizando(a) do município de Erechim/RS. Reforça-se, nesses últimos escritos que não existe um método pronto, algo acabado, mas sim, o desafio que fica é: de buscarmos estar sempre em permanente formação, aprendendo com nossos colegas educadores e também com nossos educandos, ou seja, continuamente pesquisando e refletindo sobre nossa prática educativa, para que, dessa forma, possamos revê-la, recriá-la e reinventá-la constantemente.
Abstract: This present academic work presents the results of the stricto sensu postgraduate course that aims to obtain the degree of Professional Master in Education by the Universidade Federal da Fonteira Sul considering the theme: “Literacy of young and adult people: a study about the profile of individuals who are getting alphabetized in Erechim, state of Rio Grande do Sul, Brazil”. In this way, different authors from the area of Popular Education were used to support this research, basically constituted by Freire (1989, 1980, 1982, 1990) in dialogue with other interlocutors: Gadotti and Romão (2011), Paiva (2015), Paludo (2001), Schuwarts (2013), Streck (2018), among others. The case study was accomplished at the Municipal Center for Youth and Adult Education located in the city of Erechim. The first intention is to investigate the role of this institution in the fight against illiteracy in the municipal sphere, in view of the profile of young and adult people, as well as to diagnose the phenomenon of illiteracy in Erechim, including the social context of young and adult people literacy classes. Thus, let us try to verify how the pedagogical action happens with the literacy individuals, observing the current Paulo Freire’s method in the proposals of literacy of young and adult people. Therefore, we intend to understand the relation between popular class and illiteracy, as well as to investigate and diagnose the profile of these people who take part of the Youth and Adult Education Center of Erechim class, so that, this research serves as a subsidy for teachers in their pedagogical practice. The motivations of this search start from our academic and professional path, because we always focused on Education, from the perspective of Popular Education and its relevance in society. In this academic work, let us locate both of the aforementioned types of education in a historical perspective, as well as approach the literacy and the target people of this study. Finally, the writings of this research let us present the profile and the formative possibilities of the alphabetizing from Erechim. Let us reinforce that in these last writings there is no ready method, something finished, but there is a challenge: to always be in permanent formation, learning with our classmates (educators), that is, continuously research and reflect on our educational practice, so that we can revise, recreate and reinvent it constantly.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Educação popular
Analfabetismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2415
Issue Date: 5-Oct-2018
metadata.dc.level: Mestrado
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