Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2416
Tipo: Dissertação
Título: A experiência histórica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio nos contextos escolares do IFRS Campus – Sertão e do Instituto Educar - Polo Pontão na perspectiva do ensino
Autor(es): Migon, Naiara
Primeiro Orientador: Silva, Émerson Neves da
Primeiro membro da banca: Silva, Emerson Neves da
Segundo membro da banca: Escorsi, Mairon Valério
Terceiro membro da banca: Caimi, Flávia Eloisa
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o processo educativo das turmas do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão e do Instituto Educar – Polo Pontão, considerando a experiência histórica, o ensino e o desempenho acadêmico dos estudantes. Esse objetivo visa minimizar situações cotidianas que influenciam dados preocupantes do contexto educacional como a evasão, a retenção, os problemas disciplinares, a incompatibilidade de interesses entre estudantes e currículo e a falta de sensibilidade, por meio das quais percebemos a leitura de mundo e a trajetória dos discentes, entre outras condições que devem ser consideradas no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa delineia-se a partir dos fundamentos da abordagem qualitativa por meio da pesquisa participante. Primeiramente, surge a fase exploratória, com leitura de legislações e documentos normativos das escolas e aplicação de questionário online, a fim de se obter alguns dados gerais dos estudantes. Posteriormente, nos grupos focais, aprofunda-se e se problematiza, por meio das experiências dos estudantes do 3º ano do Curso, a concepção de mundo, trabalho, agricultura, perspectiva de futuro, importância do Curso e como a escola trabalha com tais fatores que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, pode-se destacar que a pesquisa proporciona um olhar à totalidade dos contextos escolares envolvidos no que diz respeito à Educação Profissional e à Educação do Campo. Esse entendimento evidencia diferentes objetivos, expectativas, níveis de consciência crítica e comportamentos dos estudantes a partir da experiência histórica dos mesmos, que influenciam no ensino e na aprendizagem. A escola tem um papel importantíssimo nesse processo de ensino e aprendizagem, o que justifica a construção de uma proposta para possíveis ações, enfatizando os resultados apontados como a necessidade das práticas nas disciplinas, a relação da teoria-prática e a importância do comprometimento com os estudantes que chegam à escola. Desse modo, abre-se a possibilidade de outros modelos de produção como a Agroecologia e da necessidade de valorização dos saberes que os estudantes trazem à escola, entre outros contidos neste trabalho.
Abstract/Resumen: This academic work has the objective of analyzing the educational process of the classes of Agricultural Technical Course Integrated to the High School of the IFRS – Campus Sertão and Instituto Educar – Polo Pontão, considering the historical experience, the teaching and the academic performance of the students. This objective aims to minimize everyday situations that influence disturbing data in the educational context such as avoidance, retention, disciplinary problems, the incompatibility of interests between students and the curriculum and the lack of sensitivity, through which we perceive the reading of the world and the trajectory of the students, among other conditions that should be considered in the school environment. Thus, this research is based on the foundations of the qualitative approach through participant research. Firstly, the exploratory phase begins, with reading of laws and normative documents of the schools and application of online questionnaire in order to obtain some general data of the students. Posteriorly, in the focal groups, deepens and is problematized, through the historical experiences of the students of the 3rd year of the Course, the world‟s conception, work, agriculture, perspective of future, importance of the Course and how the school works with such factors that impact the teaching and learning process. As a result, it can be emphasized that the research provides a look at the totality of the school contexts involved as regards Professional Education and Field Education. This understanding evidences different objectives, expectations, levels of critic consciousness and the behavior of the students from their own historic experiences, which influences the teaching and learning. The school has an important role in this teaching and learning process that justifies the construction of a proposal for possible actions, emphasizing the results pointed out as the necessity of the practices in the disciplines, the relation of theory-practice and the importance of commitment of students arriving at school. Thereby, the possibility of other production models opens up facing the necessity of valorizing the knowledge that students bring to school, among others contained in this work.
Palavras-chave: Educação
Ensino profissional e técnico
Ensino Médio
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2416
Data do documento: 5-Set-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGON.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.