Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trevisol, Joviles Vitório-
dc.creatorLuz, Dionata Luis Plens da-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-08T13:57:13Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-08T13:57:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2422-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to discuss the actions of the Landless Workers Movement (MST) in the field of higher education as part of the struggle for the defense and promotion of public policies and cognitive justice. More specifically, the study aims to: (i) understand the reasons that led the MST to insert higher education in the strategic fight agenda; (ii) to contextualize the main policies, initiatives and actions of the MST in order to promote higher education for its members and the right to education; (iii) to characterize the main initiatives, courses and cooperation agreements developed with research and higher education institutions destined to offer extension, undergraduate and postgraduate courses; and (iv) to analyze the performance of the MST in the process of creating the UFFS and in the definition of the institutional project of the nascent University. In the methodological aspects, the study was developed through documentary research and interviews, where the subjects' perceptions were analyzed through the Ecology of Knowledge of Boaventura de Sousa Santos. Some of the main leaderships that have been working for social movements in the South region for decades have been interviewed. The research shows, among other things, that: (i) the MST reinvented itself and invested in higher education as a strategy for political survival; (ii) the New Social Movements (NMS) in Brazil inserted higher education in their agendas of struggles as a project of scientific formation for their militants; (iii) the search for partnerships and agreements with Higher Education Institutions (HEIs) brought NMS, especially those in the field, to participate actively in the political directions of Brazil; (iv) the performance of the MST was fundamental in the process of construction of the UFFS. In fighting for the expansion of the public university, social movements have been combating the elitism of access to higher education and, at the same time, promoting social and cognitive justice.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem o propósito de discutir as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no campo da educação superior enquanto parte das lutas pela defesa e promoção de políticas públicas e de justiça cognitiva. De modo mais específico, o estudo visa: (i) compreender as razões que levaram o MST a inserir a educação superior na agenda estratégica de luta; (ii) contextualizar as principais políticas, iniciativas e ações do MST no sentido de promoverem a formação de nível superior a seus militantes e o direito à educação; (iii) caracterizar as principais iniciativas, cursos e acordos de cooperação desenvolvidos com instituições de pesquisa e de educação superior destinadas a ofertar cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação; e (iv) analisar a atuação do MST no processo de criação da UFFS e na definição do projeto institucional da nascente Universidade. Nos aspectos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa documental e da realização de entrevistas, onde é analisado as percepções dos sujeitos por meio da Ecologia de Saberes de Boaventura de Sousa Santos. Foram entrevistadas algumas das principais lideranças, que há décadas vem atuando nos movimentos sociais da região Sul. A pesquisa demostra, entre outros aspectos, que: (i) o MST se reinventou e investiu na educação superior como estratégia de sobrevivência política; (ii) os Novos Movimentos Sociais (NMS) no Brasil inseriram a educação superior nas suas agendas de lutas como projeto de formação científica para seus militantes; (iii) a busca pelas parcerias e convênios com as Instituições de Educação Superior (IES) trouxe os NMS, em especial os do campo, para participarem ativamente dos rumos políticos do Brasil; (iv) a atuação do MST foi fundamental no processo de construção da UFFS. Ao lutarem pela expansão da universidade pública, os movimentos sociais, vem combatendo o elitismo do acesso à educação superior e, ao mesmo tempo, promovendo justiça social e cognitiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-08T13:54:25Z No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 2944104 bytes, checksum: 4ea1a161c7bcee143478e53efd3599c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-08T13:57:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 2944104 bytes, checksum: 4ea1a161c7bcee143478e53efd3599c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-08T13:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 2944104 bytes, checksum: 4ea1a161c7bcee143478e53efd3599c9 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimentos sociais ruraispt_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.titleMovimentos sociais e educação superior: a atuação do MST na promoção da justiça cognitivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZ.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.