Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Leite, Fabiane de Andrade-
dc.contributor.referee2Hermel, Erica do Espírito Santo-
dc.creatorArtus, Leocadia-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2019-02-25T11:27:07Z-
dc.date.available2019-02-15-
dc.date.available2019-02-25T11:27:07Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2429-
dc.description.abstractThe Didactic Book can be an important tool for teaching in a school context, since it can help in the construction of school knowledge in the development of different teaching didactic strategies. However, the use of such a resource requires that the teacher make a critical evaluation of the contents and in what concerns here in particular in the use of experimentation. We emphasize that experimentation as teaching methodology assists in the development of the understanding of the concepts, arousing interest in the students by actively participating, developing oral and written expression skills. However, criticisms have been directed at experimental activities involving only the manipulation of laboratory instruments employed with the intention of verifying a law or theory. Therefore, the objective of this work is to analyze the experimental activities regarding the type of approach (demonstration, verification, investigation) in book of the 1st year of High School (MS) that are part of the 2018 National Textbook Program 6, in which we found 68 experimental activities. Subsequently, we searched the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), searching for works related to this type of experimental approach. The results point to a considerable number of experimental activities that refer to the verification approach (51), while the research approach is almost absent in book. Thus, we conclude that the approach to investigative experimentation is the one that most favors learning from a problem situation, leading the student to infer hypotheses, to do data collection and analyze them, in this way will be able to propose solution to any problem situation proposal. The teacher has the task of mediating ideas, helping the articulation of the reflections based on questioning and argumentation in an investigative way to understand also the phenomena of everyday life.pt_BR
dc.description.resumoO Livro Didático (LD) pode constituir-se em uma ferramenta importante para o ensino em contexto escolar, pois pode auxiliar na construção do conhecimento escolar no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas pedagógicas. Entretanto, a utilização de tal recurso requer que o professor faça uma avaliação crítica dos conteúdos e no que tange aqui em especial no uso da experimentação. Destacamos que a experimentação como metodologia de ensino auxilia no desenvolvimento da compreensão dos conceitos, despertando interesse nos alunos pela participação de maneira ativa, desenvolvendo habilidades de expressão oral e escrita. Porém, críticas têm sido voltadas a atividades experimentais que envolvem apenas a manipulação de instrumentos laboratoriais empregadas com a intenção de verificar uma lei ou teoria. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as atividades experimentais, quanto ao tipo de abordagem (demonstração, verificação, investigação) nos LD do 1° ano do Ensino Médio (EM) que integram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, totalizando 6 LD, no qual encontramos 68 atividades experimentais. Posteriormente, fizemos uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), buscando por trabalhos referentes a este tipo de abordagem experimental. Os resultados apontam um número considerável de atividades experimentais que remetem a abordagem da verificação (51) enquanto que a abordagem da investigação é quase ausente nos LD. Assim, concluímos que a abordagem da experimentação investigativa é a que mais favorece a aprendizagem partindo de uma situação problema, levando o aluno a inferir hipóteses, a fazer levantamento de dados e analisá-los, desta forma será capaz de propor solução para qualquer situação problema proposta. Ao professor cabe à tarefa de mediador das ideias, auxiliando na articulação das reflexões com base em questionamentos e argumentação de maneira investigativa para compreender também os fenômenos do cotidiano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-15T12:55:22Z No. of bitstreams: 1 Artus.pdf: 750115 bytes, checksum: 6ae860173814ebf79efdc234b0b74b1c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-25T11:27:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artus.pdf: 750115 bytes, checksum: 6ae860173814ebf79efdc234b0b74b1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T11:27:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artus.pdf: 750115 bytes, checksum: 6ae860173814ebf79efdc234b0b74b1c (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateria didáticopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleLivro didático e a experimentação no de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artus.pdf732,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.