Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2429
Type: Monografia
Título : Livro didático e a experimentação no de química
Author: Artus, Leocadia
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resume: O Livro Didático (LD) pode constituir-se em uma ferramenta importante para o ensino em contexto escolar, pois pode auxiliar na construção do conhecimento escolar no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas pedagógicas. Entretanto, a utilização de tal recurso requer que o professor faça uma avaliação crítica dos conteúdos e no que tange aqui em especial no uso da experimentação. Destacamos que a experimentação como metodologia de ensino auxilia no desenvolvimento da compreensão dos conceitos, despertando interesse nos alunos pela participação de maneira ativa, desenvolvendo habilidades de expressão oral e escrita. Porém, críticas têm sido voltadas a atividades experimentais que envolvem apenas a manipulação de instrumentos laboratoriais empregadas com a intenção de verificar uma lei ou teoria. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as atividades experimentais, quanto ao tipo de abordagem (demonstração, verificação, investigação) nos LD do 1° ano do Ensino Médio (EM) que integram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, totalizando 6 LD, no qual encontramos 68 atividades experimentais. Posteriormente, fizemos uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), buscando por trabalhos referentes a este tipo de abordagem experimental. Os resultados apontam um número considerável de atividades experimentais que remetem a abordagem da verificação (51) enquanto que a abordagem da investigação é quase ausente nos LD. Assim, concluímos que a abordagem da experimentação investigativa é a que mais favorece a aprendizagem partindo de uma situação problema, levando o aluno a inferir hipóteses, a fazer levantamento de dados e analisá-los, desta forma será capaz de propor solução para qualquer situação problema proposta. Ao professor cabe à tarefa de mediador das ideias, auxiliando na articulação das reflexões com base em questionamentos e argumentação de maneira investigativa para compreender também os fenômenos do cotidiano.
Resumen : The Didactic Book can be an important tool for teaching in a school context, since it can help in the construction of school knowledge in the development of different teaching didactic strategies. However, the use of such a resource requires that the teacher make a critical evaluation of the contents and in what concerns here in particular in the use of experimentation. We emphasize that experimentation as teaching methodology assists in the development of the understanding of the concepts, arousing interest in the students by actively participating, developing oral and written expression skills. However, criticisms have been directed at experimental activities involving only the manipulation of laboratory instruments employed with the intention of verifying a law or theory. Therefore, the objective of this work is to analyze the experimental activities regarding the type of approach (demonstration, verification, investigation) in book of the 1st year of High School (MS) that are part of the 2018 National Textbook Program 6, in which we found 68 experimental activities. Subsequently, we searched the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), searching for works related to this type of experimental approach. The results point to a considerable number of experimental activities that refer to the verification approach (51), while the research approach is almost absent in book. Thus, we conclude that the approach to investigative experimentation is the one that most favors learning from a problem situation, leading the student to infer hypotheses, to do data collection and analyze them, in this way will be able to propose solution to any problem situation proposal. The teacher has the task of mediating ideas, helping the articulation of the reflections based on questioning and argumentation in an investigative way to understand also the phenomena of everyday life.
Palabras clave : Materia didático
Educação
Didática
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2429
Fecha de publicación : 12-dic-2018
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artus.pdf732,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.