Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pelegrin, Carla Maria Garlet de-
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Dartora, Nessana-
dc.creatorHorn, Alexsander Paulo-
dc.date2018-12-10-
dc.date.accessioned2019-02-25T11:29:59Z-
dc.date.available2019-02-11-
dc.date.available2019-02-25T11:29:59Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2431-
dc.description.abstractThe present work is about a bibliographic review of scientific articles about medicinal plants at school which aimed to evaluate scientific articles published in Brazil in relation to the target audience of the surveys and how the subject is approach in schools. As a source data for the analyzes, were used scientific articles published in Brazil between 2008 and 2018, in online environment with furtherance of google scholar, scopus and portal de periódicos of CAPES. The keywords used in the search were "ethnobotany in school", "ethnobotany in high school", "ethnobotany in elementary school", "medicinal garden in school", "medicinal plants in school" and "medicinal plants and environmental education". 23 articles were selected, it was found that most of them were carried out with primary school students. On the form of approach performed there were three main, ethnobotany, medicinal gardens and environmental education. Most of the articles use typical methodologies of ethnobotany as a strategy to work on the topic of medicinal plants in school. With this study it was possible to verify that the theme medicinal plants can be used as an effective tool in science and biology classes in various forms, it is up to the professor to seek the best way to insert them in the context of their classroom, especially in botany and environmental education classes, where they constitute an effective method to awakan students interest and participation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se trata de uma revisão bibliográfica de artigos científicos sobre plantas medicinais na escola que teve como objetivo caracterizar artigos científicos publicados no Brasil em relação ao público-alvo das pesquisas e em relação a forma de abordagem do tema nas escolas. Como fonte de dados para as análises utilizou-se artigos científicos publicados no Brasil entre 2008 e 2018, em meio online com auxílio do google acadêmico, scopus e o portal de periódicos da CAPES. As palavras-chave utilizadas na busca foram “etnobotânica na escola”, “etnobotânica no ensino médio”, “etnobotânica no ensino fundamental”, “horta medicinal na escola”, “plantas medicinais na escola” e “plantas medicinais e educação ambiental”. Foram selecionados 23 artigos, destes constatou-se que a maior parte foi realizada com alunos do Ensino Fundamental. Sobre a forma de abordagem utilizada verificou-se três principais, a etnobotânica, as hortas medicinais e a educação ambiental. A maior parte dos artigos utiliza metodologias típicas da etnobotânica como estratégia para trabalhar o tema plantas medicinais na escola. Com este estudo foi possível verificar que o tema plantas medicinais pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz nas aulas de Ciências e Biologia de diversas formas, cabe ao professor buscar a melhor maneira de inseri-las no contexto da sua sala de aula, destacando-se sua utilização nas aulas de botânica e educação ambiental, onde se constituem em um método efetivo para despertar o interesse e a participação dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T13:14:42Z No. of bitstreams: 1 HORN.pdf: 476103 bytes, checksum: 25bf08d12eb8f40af056612aa42de7c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-25T11:29:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HORN.pdf: 476103 bytes, checksum: 25bf08d12eb8f40af056612aa42de7c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-25T11:29:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HORN.pdf: 476103 bytes, checksum: 25bf08d12eb8f40af056612aa42de7c8 (MD5) Previous issue date: 2018-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectPlantas úteispt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRevisão de textopt_BR
dc.titlePlantas Medicinais na escola: Uma revisãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HORN.pdf464,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.