Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2431
Type: Monografia
Título : Plantas Medicinais na escola: Uma revisão
Author: Horn, Alexsander Paulo
First advisor: Pelegrin, Carla Maria Garlet de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Dartora, Nessana
Resume: O presente trabalho se trata de uma revisão bibliográfica de artigos científicos sobre plantas medicinais na escola que teve como objetivo caracterizar artigos científicos publicados no Brasil em relação ao público-alvo das pesquisas e em relação a forma de abordagem do tema nas escolas. Como fonte de dados para as análises utilizou-se artigos científicos publicados no Brasil entre 2008 e 2018, em meio online com auxílio do google acadêmico, scopus e o portal de periódicos da CAPES. As palavras-chave utilizadas na busca foram “etnobotânica na escola”, “etnobotânica no ensino médio”, “etnobotânica no ensino fundamental”, “horta medicinal na escola”, “plantas medicinais na escola” e “plantas medicinais e educação ambiental”. Foram selecionados 23 artigos, destes constatou-se que a maior parte foi realizada com alunos do Ensino Fundamental. Sobre a forma de abordagem utilizada verificou-se três principais, a etnobotânica, as hortas medicinais e a educação ambiental. A maior parte dos artigos utiliza metodologias típicas da etnobotânica como estratégia para trabalhar o tema plantas medicinais na escola. Com este estudo foi possível verificar que o tema plantas medicinais pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz nas aulas de Ciências e Biologia de diversas formas, cabe ao professor buscar a melhor maneira de inseri-las no contexto da sua sala de aula, destacando-se sua utilização nas aulas de botânica e educação ambiental, onde se constituem em um método efetivo para despertar o interesse e a participação dos alunos.
Resumen : The present work is about a bibliographic review of scientific articles about medicinal plants at school which aimed to evaluate scientific articles published in Brazil in relation to the target audience of the surveys and how the subject is approach in schools. As a source data for the analyzes, were used scientific articles published in Brazil between 2008 and 2018, in online environment with furtherance of google scholar, scopus and portal de periódicos of CAPES. The keywords used in the search were "ethnobotany in school", "ethnobotany in high school", "ethnobotany in elementary school", "medicinal garden in school", "medicinal plants in school" and "medicinal plants and environmental education". 23 articles were selected, it was found that most of them were carried out with primary school students. On the form of approach performed there were three main, ethnobotany, medicinal gardens and environmental education. Most of the articles use typical methodologies of ethnobotany as a strategy to work on the topic of medicinal plants in school. With this study it was possible to verify that the theme medicinal plants can be used as an effective tool in science and biology classes in various forms, it is up to the professor to seek the best way to insert them in the context of their classroom, especially in botany and environmental education classes, where they constitute an effective method to awakan students interest and participation.
Palabras clave : Plantas medicinais
Plantas úteis
Saúde
Escola
Revisão de texto
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2431
Fecha de publicación : 10-dic-2018
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HORN.pdf464,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.