Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.contributor.referee2Bukowski, Chaiane-
dc.contributor.referee3Klosinski, Daniele Vanessa-
dc.creatorViero, Renata-
dc.date2018-12-14-
dc.date.accessioned2019-02-27T11:44:35Z-
dc.date.available2019-02-27T11:44:35Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2433-
dc.description.resumoA seguinte pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a formação continuada colabora com a constituição de uma docência de qualidade na Educação Infantil, incentivando mudanças necessárias para uma educação transformadora. Assim, por meio, desta pesquisa, buscou-se ressaltar a importância da formação continuada, além de retomar processos históricos e sociais que fizeram parte da história da Educação Infantil, enfatizando as mudanças e conquistas na educação das crianças ao longo dos anos. Como forma de reflexão, o projeto de extensão: “Educação Infantil, tempo e espaços para ser criança”, foi objeto de análise e produção dos dados. O projeto foi desenvolvido no período de maio de 2017 até março de 2018, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, na escola de Educação Infantil Favinho de Mel, no município de Getúlio Vargas/RS. Assim como caminhos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo. Para a pesquisa bibliográfica foram usados artigos científicos, obras, teses e dissertações de autores que investigam o tema, a fim de construir o referencial teórico do trabalho. Para constituir a pesquisa de campo foram usados dados produzidos no desenvolvimento do projeto de extensão, como os diários de bordo e as fotografias, produzidas pelas educadoras participantes do projeto. Também como forma de produção dos dados foi elaborado questionário destinado a coordenadora da escola, a fim de ressaltar as mudanças ocorridas na escola pela via da formação continuada. Com a conclusão da pesquisa foi possível afirmar que os cursos de formação continuada são de extrema importância, pois buscam aprimorar e renovar os conhecimentos já adquiridos pelos profissionais, conforme as necessidades das crianças, além de abrir espaços para a reflexão dentro do contexto da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-26T13:58:38Z No. of bitstreams: 1 VIERO.pdf: 1846677 bytes, checksum: 6525b7f7da05bdd6c59c9019705b464e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T11:44:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VIERO.pdf: 1846677 bytes, checksum: 6525b7f7da05bdd6c59c9019705b464e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T11:44:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIERO.pdf: 1846677 bytes, checksum: 6525b7f7da05bdd6c59c9019705b464e (MD5) Previous issue date: 2019-02-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleQuebrar paradigmas e superar-se: contextos de uma formação continuada na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIERO.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.