Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matiello, Alexandre Mauricio-
dc.creatorScariot, Elisangela Vanessa-
dc.creatorPiaseski, Taís Caroline-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T11:54:15Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T11:54:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2438-
dc.description.abstractThe research deals with the relationship between the Chapecó Criança institution and the citizen education, whose main objective is to analyze how the educational proposal favors the integral formation in childhood in relation to the principles of the Educating City. In this context the importance of the institution in the promotion of citizenship and of the notions of public space through the activities that are developed in Chapecó Criança stands out. For the development of the research we rely on the contributions of authors such as: Cardoso and Daroda (2011), Esteves (2006), Gadotti (2006; 2009), Gouveia (2006) and Tonucci (2009) among others, look that deals with themes about childhood, city, integral education and educating territories. We start from the assumption that the knowledge that is worked on in Chapecó Criança contributes to the integral formation in the childhood and that the children manage to relate what they learn with their life in the city. The research methodology was supported by the qualitative research of the multi-method approach, which involved the space of the institution of a full-time Cyro Sosnoski School Park group. The instruments used to obtain the data were the interview, the Walkthrough and the Visual selection, adapted to the memory game. The results achieved enabled us to understand the fundamental role played by Chapecó Criança in the integral formation of the children who attend it, because they bring activities that make children to exercise their citizenship and their rights, and feel themselves to belong to the city, and that their form and content of work are associated with the principles of the Educating City.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa trata da relação da instituição Chapecó Criança com a formação cidadã tendo como principal objetivo analisar como a proposta educativa favorece a formação integral na infância em relação aos princípios da Cidade Educadora. Neste contexto destaca-se a importância da instituição na promoção da cidadania e das noções de espaço público por meio das atividades que são desenvolvidas na Chapecó Criança. Para o desenvolvimento da pesquisa nos amparamos nas contribuições de autores como: Cardoso e Daroda (2011), Esteves (2006), Gadotti (2006; 2009), Gouveia (2006), Tonucci (2009), entre outros, os quais nos possibilitaram um olhar que trata de temas sobre a infância, cidade, educação integral e os territórios educativos. Partimos do pressuposto de que os conhecimentos que são trabalhados na Chapecó Criança contribuem para a formação integral na infância e que as crianças conseguem relacionar o que aprendem com a sua vida na cidade. A metodologia de pesquisa serviu-se do aporte da pesquisa qualitativa da abordagem multimétodos, que envolveu o espaço da instituição de uma turma da Escola Parque Cyro Sosnoski em tempo integral. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram a entrevista, o Walkthrough e a Seleção Visual, adaptado ao Jogo da Memória. Os resultados alcançados nos possibilitaram perceber o papel fundamental que a Chapecó Criança tem na formação integral das crianças que a frequentam, por trazer atividades que fazem com que as crianças exerçam sua cidadania e seus direitos, e sintam-se pertencentes à cidade, e que a forma e conteúdo de trabalho da Chapecó Criança se associam aos princípios da Cidade Educadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T11:09:00Z No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 3500730 bytes, checksum: a56823cb5394ef86156436018bc6851e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T11:54:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 3500730 bytes, checksum: a56823cb5394ef86156436018bc6851e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T11:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCARIOT.pdf: 3500730 bytes, checksum: a56823cb5394ef86156436018bc6851e (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleChapecó criança e a formação integral na infância: contribuições da cidade educadorapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCARIOT.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.