Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorSantarém, Flávia Aparecida Moro Fernandes-
dc.creatorPaixão, Jacqueline Cardoso da-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T11:55:42Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T11:55:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2441-
dc.description.abstractThis research exercise answers to the following problem: "What characteristics and contributions to teaching practice have marked the academic production within the framework of the Pedagogy Course Conclusion Work from Federal University of the Southern Frontier - Campus Chapecó (SC)?" Its purpose is to map the academic productions characterized as TCC. Methodologically, this is a qualitative / quantitative research, fulfilled with the documents already announced, covering the period from 2014 to 2017. The analysis and interpretation of the results was based on the contributions of Bardin (1977) and, more specifically, on the synthesis proposed by Triviños (1987), characterized by the processes of pre-analysis, categorical analysis and inferential analysis. The inventory was done from the available register in the institutional repository, systematizing it in a synoptic table, followed by the complete reading of the products, aiming, a posteriori, to identify which teaching learning were highlighted in the link with the profile of the pedagogue. Therefore, we listed 119 works registered as scientific articles considering that, in addition to the cartography, we proposed to find the contributions of the studies about teaching, we based it in the contributions of Arruda, Passos, Fregolente (2012), which referenced the FAD. It is worth mentioning that of the 119 (one hundred and nineteen) papers analyzed, 33 (thirty-three) of them present one or more focuses of teacher learning, thus, 27.73% of the mapped production is contemplated. In addition to this characteristic, the studies reveal directions, intentionalities, theoretical / methodological movements, in short a formative movement that deserves new studies, given the peculiarities of the course and institution.pt_BR
dc.description.resumoEste exercício de pesquisa responde ao seguinte problema: “Que características e contribuições têm marcado a produção acadêmica no âmbito dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó (SC)?”. É propósito deste, cartografar e apresentar as características e contribuições das produções acadêmicas caracterizadas como TCC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali/quanti, realizada com os documentos já anunciados, relativos ao período de 2014 a 2017. A análise e interpretação dos resultados deram-se a partir das contribuições de Bardin (1977) e, mais especificamente, a partir da sintetização proposta por Triviños (1987), caracterizada como préanálise, análise categorial e análise inferencial. Fez-se inicialmente o inventário a partir do registro disponível no repositório institucional, sistematizando-o em um quadro sinóptico. Na sequência fez-se a leitura integral dos produtos, tendo em vista, identificar aprendizagens docentes que mereceram destaque em atenção ao perfil do/a pedagogo/a. Por conseguinte, inventariamos 119 trabalhos registrados como artigos científicos, cujas características traduzem movimentos reflexivos inerentes à práticas de ensino, pesquisa e extensão. Mais especificamente, sendo curso de formação inicial damos centralidade aos Focos de Aprendizagem Docente, aportados nos estudos de Arruda, Passos, Fregolente (2012), os quais referenciaram os FAD. É meritório destacar que dos 119 (cento e dezenove) trabalhos analisados, 33 (trinta e três) deles apresentam um ou mais focos de aprendizagem docente, logo, contempla-se 27,73% da produção cartografada. Além desta característica, os estudos revelam rumos, intencionalidades, movimentos teórico/metodológicos, enfim um movimento formativo que merece novos estudos, dadas às peculiaridades do curso e da instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T11:21:38Z No. of bitstreams: 1 SANTARÉM.pdf: 1326925 bytes, checksum: f4222b560d9292d3ef8111df0a1f1fdf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T11:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTARÉM.pdf: 1326925 bytes, checksum: f4222b560d9292d3ef8111df0a1f1fdf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T11:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTARÉM.pdf: 1326925 bytes, checksum: f4222b560d9292d3ef8111df0a1f1fdf (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleCartografia dos trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da UFFS-Chapecó (SC)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTARÉM.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.