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Type: Monografia
Título : Estratégias de ensino em ciências e a promoção de pensamento crítico em Portugal
Author: Follmann, Daniele
First advisor: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Boelter, Ruben Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Emmel, Rúbia
Resume: Ensinar em Ciências representa uma forma muito eficaz de formar sujeitos capazes de visualizar o contexto das coisas e fenômenos, mas isso implica, sobretudo em um ensino que não seja apenas réplica de um pacote de conceitos predefinidos. Para tanto, o ensino deverá conter elementos que possibilitem a mobilização do papel ativo do aluno. Essas afirmações têm mais força a partir do referencial do Pensamento Crítico(PC), que considera o ensino como a construção de um sujeito cidadão. Nesse sentido, as práticas do professor e seus modelos de ensino refletem diretamente sobre a promoção do PC. Enfatizamos assim a importância das estratégias de ensino para o desenvolvimento do PC, já que estas implicam na formação do aluno. Ao considerar os avanços de Portugal nesse quesito, torna-se importante pesquisar como têm se dado as práticas de ensino em Ciências, no sentido de que grande parte das iniciativas para o PC vêm da Europa especificamente de Portugal. A partir disso, este estudo visou selecionar e analisar estratégias de ensino de Ciências de Portugal, a fim de perceber como tem se dado o estabelecimento das capacidades e atitudes necessárias para a promoção do PC. Para tanto foram selecionados textos de referência por meio de buscas em repositórios de Universidades de Portugal. Para percebermos como tem se dado a promoção de capacidades do PC nas estratégias de ensino de Ciências Portuguesas, utilizamos como referência os critérios e elementos que definem a promoção do PC em Ciências , a saber: Conteúdo; Capacidades de Pensamento; Atitudes e Valores; Normas e Critérios. Foram analisadas 5 Estratégias de Ensino sendo estas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino por Pesquisa, Atividade Orientadora de Ensino, Experimentação, Trabalho de Projetos. A partir das análises percebemos uma divergência quanto ao número de elementos que cada metodologia apresentou. Comparando de maneira mais geral Aprendizagem baseada em Problemas (ABP) apresentou o maior número de elementos (33:39); 28:39 elementos na estratégia Ensino por Pesquisa, Atividade Orientadora apresentou 25:39 elementos e Trabalho de Projetos e Experimentação com 24:39 elementos. Consideramos muito positiva a presença de elementos, indicando que mesmo que uma metodologia não esteja diretamente relacionada/orientada com/ao o PC existe uma consciência de que o Ensino deve ser incentivador do desenvolvimento do sujeito o tornando capaz de lidar com as situações práticas da vida e a tomada de decisões. A partir das estratégias analisadas foi possível identificar o potencial que elas têm para a promoção do PC, destacando-se a ABP. Além disso, todas as estratégias mostraram uma preocupação com o desenvolvimento das atividades que ultrapassam conceitos e conteúdos, o que pode ser considerado positivo, refletindo as constantes produções européias sobre o PC, em especial as portuguesas.
Resumen : Teaching Science is a very effective way of forming subjects capable of visualizing the context of things and phenomena, but this implies, above all, a teaching that is not just a replica of a package of predefined concepts. To do so, the Teaching should contain elements that make it possible to mobilize the active role of the student. These affirmations are stronger from the frame of Critical Thinking (CP), which considers teaching as the construction of a citizen subject. In this sense the teacher's practices and their teaching models reflect directly on the promotion of the CP. We emphasize the importance of the Strategies for the development of the CP, since these imply in the formation of the student. When considering the progress of Portugal in this area, it is important to research how the practices in science have been given, in the sense that most of the initiatives for the PC come from Europe specifically in this country. From this, this study aimed to collect and analyze Portuguese Teaching Strategies, in order to understand how the establishment of the capacities and attitudes necessary for the promotion of the CP has been established. For that purpose, reference texts were selected through searches of repositories of Universities of Portugal. In order to understand how it has been given, from the point of view of the promotion of PC capabilities in Portuguese Science teaching strategies, we use as main theoretical reference the criteria and elements that define the promotion of PC in Science according to Vieira and Tenreiro-Vieira (2013) and Vieira (2018). Five Strategies of Teaching were analyzed: these are: Problem-Based Learning, Research Teaching, Teaching Guidance, Experimentation, Project Work. From the analysis we perceive a divergence as to the number of elements that each methodology presented. Comparing in a more general way Problem-Based Learning (PBL) presented the largest number of elements 33; 28 elements in the strategy Teaching by Research, Guidance Activity presented 25 elements and Project Work and Experimentation with 24 elements. We consider very positive the numerous presence of elements, indicating that even without being directly related to the PC there is an awareness that the Teaching should be an incentive for the development of the subject making it able to deal with the practical situations of life. From the analyzed strategies it was possible to identify the potential that they have for the promotion of the CP, highlighting the BPA. In addition, all the strategies showed a concern with the development of activities that go beyond concepts and contents, which can be considered positive, reflecting the constant European productions on the PC, especially the Portuguese ones
Palabras clave : Biologia
Ensino
Métodos de ensino
Portugal
Pensamento crítico
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2445
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

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