Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chiarello, Ana Paula Rohrbek-
dc.creatorBatiston, Clessi Bertan-
dc.creatorBrum, Rosicler Martins-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:08:02Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T12:08:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2448-
dc.description.abstractThis work intends to present options to pedagogical standards of maths, aimed to Cerebral Palsy (CP) students from the 3º year of elementary school. The research is qualitative, made bibliographically. The results were achieved in an exploratory way, in the search for mathematical teaching activities, using the Neo-mobility research (GAMBOA, 2007) as perspective, which brings new suggestions aiming to renew and invent. The data were collected by the analysis of activities and math materials that are available on the online page of Brazilian Society of Math Education (SBEM) , and require adaptations. The theory lines used in this article had as an objective to clarify CPs questions, Mathematics Teachings and Inclusive Education. Aiming to adapt standard and pedagogical materials to PC students from the 3º year of elementary school, multiplication, fractions and units of measures materials were created, based in pragmatic contents stated in the National Curricular Parameters (PCNs). The research indicated new possibilities and challenges to elementary education pedagogues, making it possible to think in Mathematics Teachings to CP students in a school universe. It was also indicated the importance of Inclusive Education to the CP students, once it is possible to see the needing of encouraging their potential, as well as their wishes. This potential grows when the adapted materials become part of the class.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo propor adaptações de práticas pedagógicas matemáticas voltadas para educandos com Paralisia Cerebral (PC)4 do 3° Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica. O trabalho foi realizado de forma exploratória na busca por atividades do ensino de matemática, utilizando como perspectiva, a pesquisa do tipo Neomovilismo (GAMBOA, 2007), que traz propostas inovadoras com o objetivo de renovar e inventar. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de atividades e materiais matemáticos disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) que inspiram as adaptações. Os fios teóricos utilizados neste artigo tiveram como propósito esclarecer questões sobre a PC, Ensino de Matemática e a Educação Inclusiva. Com o intuito de adaptar materiais práticos e pedagógicos de matemática possíveis para educandos com PC, do 3° Ano do Ensino Fundamental, foram criados materiais concretos para o ensino de multiplicação, frações e medida de grandeza: metro, que tem por alicerce conteúdos pragmáticos enunciado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo realizado apontou novas possibilidades e desafios para o educador dos Anos Iniciais, a fim de tornar possível pensar a Educação Matemática para educandos com PC para o universo escolar. Apontou, ainda, a importância da Educação Inclusiva aos educandos com PC, pois percebe-se a necessidade de estimular a potencialidade neles existentes, bem como seus desejos. Esse potencial torna-se ainda maior quando os materiais adaptados passam a fazer parte do contexto de sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T13:13:53Z No. of bitstreams: 1 BATISTON.pdf: 1218310 bytes, checksum: 34d5960c064e847ef3d35ce08d2bd696 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATISTON.pdf: 1218310 bytes, checksum: 34d5960c064e847ef3d35ce08d2bd696 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:08:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATISTON.pdf: 1218310 bytes, checksum: 34d5960c064e847ef3d35ce08d2bd696 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleEnsino de matemática na perspectiva da inclusão escolar: adaptando práticas pedagógicas para educandos com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTON.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.