Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Peretti, Tatiana-
dc.creatorBadalotti, Neli-
dc.date.accessioned2017-06-06T13:51:42Z-
dc.date.available2017-06-06-
dc.date.available2017-06-06T13:51:42Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/244-
dc.description.abstractThis work has the purpose of analyzing whether the methodology adopted by the didactic books present in the schools, with respect to the acquisition of reading and writing, are consistent with the new governmental proposals of literacy. As specific objectives, the study proposes to conceptualize and deepen knowledge about reading and writing, to understand the best way to teach, to encourage and improve reading and writing in the classroom, to observe if there is coherence in the methodology of textbooks with the New method of literacy proposed by the Federal Government. The research is characterized by being bibliographical, qualitative and documentary, being that the object of study is a collection composed of three Volumes, used in some public schools of a municipality in the North of RS. The observation and analysis of these textbooks allowed to infer that they can be an instrument of guidance and safety for the teacher, but do not contemplate issues such as the historical / cultural and linguistic reality of learners, a very important issue to be considered when teaching to read And to write.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a finalidade de analisar se a metodologia adotada pelos livros didáticos presentes hoje nas escolas, no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita, são coerentes com as novas propostas governamentais de alfabetização. Como objetivos específicos, o estudo propõe conceituar e aprofundar conhecimentos acerca de leitura e de escrita, entender qual é o melhor caminho para ensinar, incentivar e aprimorar a leitura e escrita em sala de aula, observar se há coerência na metodologia dos livros didáticos com o novo método de alfabetização proposto pelo Governo Federal. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica, qualitativa e documental, sendo que o objeto de estudo é uma coleção composta por três Volumes, utilizada em algumas escolas públicas de um município no Norte do RS. A observação e análise desses livros didáticos permitiram inferir que os mesmos podem ser um instrumento de orientação e segurança para o professor, mas não contemplam questões como a realidade histórica/cultural e linguística dos educandos, questão muito importante a ser considerada quando se ensina a ler e a escrever.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristiano Silva de Carvalho (cristianoscarvalho@uffs.edu.br) on 2017-06-06T13:41:40Z No. of bitstreams: 1 BADALOTTI.pdf: 1896953 bytes, checksum: 281f3eacdae2c4f6992e4510a887f8bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T13:51:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BADALOTTI.pdf: 1896953 bytes, checksum: 281f3eacdae2c4f6992e4510a887f8bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-06T13:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BADALOTTI.pdf: 1896953 bytes, checksum: 281f3eacdae2c4f6992e4510a887f8bf (MD5) Previous issue date: 2014-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA aquisição da leitura e escrita na perspectiva dos livros didáticos: um estudo reflexivopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BADALOTTI.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.