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Tipo: Monografia
Título: O pensamento crítico em ciências no Brasil: um olhar para os livros didáticos
Autor(es): Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brand de
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: A área da educação em Ciências precisa subsidiar os sujeitos contemporâneos com uma formação que priorize não somente os conhecimentos científicos, mas também o desenvolvimento de competências que os tornem preparados para atuar em sociedade. Nesse contexto, consideramos a promoção do Pensamento Crítico (PC) como uma abordagem em potencial para o desenvolvimento de capacidades como: resolução de problemas, tomada de decisões, reflexão e criticidade. Pensando nisso, realizamos uma análise documental em 8 Livros Didáticos (LD) do 7º ano do Ensino Fundamental, identificando a natureza das atividades propostas, bem como o potencial das mesmas para o desenvolvimento das capacidades do PC. Percebemos, com a análise a diversidade de atividades presentes nos LD de Ciências, sendo que as mais recorrentes foram classificadas na categoria Exploratórias, as quais conferem a oportunidade do sujeito se envolver no processo, a depender do encaminhamento pedagógico utilizado pelo professor nas atividades. Observamos também, a presença de atividades classificadas como Reflexivas/Críticas, as quais desempenham um papel crucial na formação do sujeito, instigando-o a pensar, refletir e criticar. Verificamos ainda, a presença de atividades mais tradicionais, classificadas na categoria Informativas, pois apenas têm o intuito de apresentar uma informação adicional ao conteúdo. Contudo, consideramos os resultados satisfatórios ao ensino de Ciências, pois reconhecemos que as atividades exploratórias (mais frequentes), se bem mediadas possuem potencial para que os sujeitos construam os seus próprios conhecimentos e suas capacidades de PC. Os resultados expressam que os LD de Ciências mais atuais, não possuem predominantemente atividades simplistas e tradicionais, como as elencadas na categoria Informativas, vem avançando em relação ao caráter das atividades propostas. Tendo em vista, que ainda alguns docentes têm a sua prática pedagógica permeada basicamente pelo LD, as melhorias observadas nas atividades, representam um avanço para o ensino e aprendizagem em Ciências.
Abstract/Resumen: The Science area of education needs to provide for contemporaneous individuals with a background that prioritizes not only scientific knowledge, but also the development of competences that make them prepared to act in society. In this context, it is important to consider the promotion of Critical Thinking (CT) as potential approach for capabilities development as problem solving, decision-making, reflection and criticality. Considering this importance was performed documental analysis on 8 Didactic Books (DB) of the Elementary School 7th grade, identifying the purpose of the proposed activities, as well as their potential for the capacity development of CT. We realize, with the analysis, diversity of activities on Science DB, being that the most recurrent were classified on Exploratory category, which confer the opportunity for the person get involved in the process, depending on the pedagogical routing used by the teacher on his activities. We observed also, the presence of activities classified as Reflective/Criticism, whom play a crucial role in the person formation, instigating himself to think, reflect and criticize. It was also noted the presence of more traditional activities tory in the Explanatory category, because it only intends to bring additional information to the content. However, the results were considered satisfactory to the Science teaching, so we recognize that exploratory activities (most common), if well measured, has potential for the students build their own knowledge and their capabilities of CT, which also shows that the most updated DB of Science has been improved its quality in the last years. The results express that the most current LDs of Science, do not have predominantly simplistic and traditional activities, such as those listed in the Informational category, but which are advancing in relation to the nature of the proposed activities. Considering that some teachers still have their pedagogical practice basically permeated by LD, the improvements observed in the activities represent an advance for teaching and learning in Sciences.
Palavras-chave: Pensamento crítico
Didática
Ensino
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2452
Data do documento: 11-Dez-2018
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

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