Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Alessandra Bonassoli-
dc.creatorKolakowski, Caroline-
dc.creatorAlmeida, Odaisa de-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:39:40Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-02-27T12:39:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2466-
dc.description.abstractThis work presents some reflections on the adaptive process of infants in early childhood education. The interest to carry out this study was based on the experience of non-obligatory internships that we, the researchers, carried out at child education institutions, both at CEIMs and private institutions. To clarify these issues, we use the theoretical structure of attachment theory of John Bowlby - main author - along with other scholars like Andrea Rapoport and Telma Vitória and Maria Clotilde Rossetti-Ferreira. This article is an exploratory qualitative research in the period of adaptation of infants in early childhood education, from the perspective of their primary caregiver, considering the implications and difficulties in the separation between her and the baby. In addition, we present changes that have occurred in early childhood education to this day; we detail aspects of John Bowlby's attachment theory and its importance to early childhood education; we address the issue of choosing alternative care for infants; and finally, we consider the process of adaptation and the relationship between the mother and the baby. The present research was carried out in two nursery classes, with infants aged between 4 months old and 1 and 4 months old, at two pre-school institutions in the city of Chapecó-SC, one public and one private. In order to carry out the research, a questionnaire containing open-ended questions was used, which was delivered to approximately 57 caregivers of infants who are in the process of adjusting in the institutions of early childhood education. Finally, we hope that the reflections made in this research can bring benefits to the people who are going through this process, so, we hope that the realization of this study will provide clearer reflections about this period, presenting a view at the possibilities that emerge from this scenery.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta algumas reflexões acerca do processo adaptativo de bebês na educação infantil. O interesse para realização deste estudo partiu da experiência de estágios não obrigatórios vivenciados por nós, pesquisadoras, em instituições de educação infantil, tanto em CEIMs (Centro de Educação Infantil Municipal) quanto em instituições privadas. Para elucidar essas questões, utilizamos o referencial teórico da teoria do apego de John Bowlby – principal autor – juntamente com outros estudiosos como Andrea Rapoport, Telma Vitória e Maria Clotilde Rossetti-Ferreira. O presente artigo constitui-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória sobre o período de adaptação dos bebês na educação infantil, através da perspectiva de seu cuidador principal, considerando as implicações e dificuldades na separação entre ele e o bebê. Além disso, apresentamos mudanças que ocorreram na educação infantil até os dias de hoje; detalhamos aspectos relativos à teoria do apego de John Bowlby e sua importância para a educação infantil; abordamos a questão sobre a escolha de cuidados alternativos para os bebês; e, por fim, consideramos o processo de adaptação e a relação mãebebê. A presente pesquisa foi realizada em duas turmas de berçário, com bebês de idades entre 4 meses e 1 ano e 4 meses, em duas instituições de educação infantil do município de Chapecó-SC, sendo uma municipal e outra particular. Para a realização da investigação, utilizou-se o recurso de um questionário contendo perguntas abertas que foram entregues a aproximadamente 57 cuidadores de bebês que estão em processo de adaptação nas instituições de educação infantil. Por fim, esperamos que as reflexões feitas nesta pesquisa possam trazer benefícios para as pessoas que estão passando por esse processo, ou seja, esperamos que a realização deste estudo oportunize reflexões mais claras sobre esse período, apresentando um olhar sobre as possibilidades que emergem desse cenário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T18:34:20Z No. of bitstreams: 1 KOLAKOWSKI.pdf: 657656 bytes, checksum: d07d263eb9b50b92971c21f65b160fcf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KOLAKOWSKI.pdf: 657656 bytes, checksum: d07d263eb9b50b92971c21f65b160fcf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOLAKOWSKI.pdf: 657656 bytes, checksum: d07d263eb9b50b92971c21f65b160fcf (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAjustamento socialpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectComportamento de apegopt_BR
dc.titleAdaptação de bebês na educação infantil: implicações e dificuldades na separação entre cuidador e o bebêpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOLAKOWSKI.pdf642,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.