Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.creatorRibeiro, Wilttom Alves-
dc.date2017-12-05-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:50:22Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-27T12:50:22Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470-
dc.description.abstractThe article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1% we analyzed. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content. The books can improve the presentation of the content of Botany, its correlations especially with the ecology and it is always necessary a careful analysis of them.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta uma pesquisa sobre livros didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. As imagens informativas estão presentes em 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas compreendem 1% no total das imagens analisadas. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação. Os livros podem melhorar a apresentação do conteúdo de Botânica, suas correlações especialmente com a ecologia e faz-se sempre necessária uma análise criteriosa dos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-12T11:03:59Z No. of bitstreams: 1 Ribeiro.pdf: 805303 bytes, checksum: 07191283dac196c860d2c13f3ed0bdff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:50:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ribeiro.pdf: 805303 bytes, checksum: 07191283dac196c860d2c13f3ed0bdff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:50:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ribeiro.pdf: 805303 bytes, checksum: 07191283dac196c860d2c13f3ed0bdff (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titleEnsino de botânica na perspectiva do livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ribeiro.pdf786,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.