Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470
Type: Artigo Cientifico
Título : Ensino de botânica na perspectiva do livros didáticos de biologia do ensino médio
Author: Ribeiro, Wilttom Alves
First advisor: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: O artigo apresenta uma pesquisa sobre livros didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. As imagens informativas estão presentes em 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas compreendem 1% no total das imagens analisadas. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação. Os livros podem melhorar a apresentação do conteúdo de Botânica, suas correlações especialmente com a ecologia e faz-se sempre necessária uma análise criteriosa dos mesmos.
Resumen : The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1% we analyzed. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content. The books can improve the presentation of the content of Botany, its correlations especially with the ecology and it is always necessary a careful analysis of them.
Palabras clave : Ensino
Material didático
Biologia
Botânica
Formação continuada de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2470
Fecha de publicación : 5-dic-2017
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ribeiro.pdf786,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.