Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2472
Type: Artigo Cientifico
Título : Ensino de Zoologia: concepções e metodologias na prática docente
Author: Richter, Elivelto
First advisor: Hermel, Erica do Espírito Santo
metadata.dc.contributor.advisor2: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resume: O Ensino de Zoologia deve ser refletido e investigado constantemente a fim de propor avanços nas propostas de prática pedagógica para transformá-la. O presente trabalho expressa uma pesquisa de caráter documental que investiga as concepções e metodologias utilizadas no Ensino de Zoologia. O objeto de estudo foram os resumos publicados na seção de Ensino de Zoologia, do Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZ), entre os anos de 2004 e 2014. Ao todo, foram analisados 167 trabalhos e identificadas as concepções docentes, as modalidades didáticas, os níveis de ensino da aplicação da prática pedagógica e a localização dos autores em regiões brasileiras. Os resultados apontam para predominância de concepções técnicas (49, 1 %), seguido por concepções práticas (31,1%) e emancipatórias (19,8 %). Também constatamos que existe diversidade metodológica no Ensino de Zoologia, mas em termos qualitativos há predominância de modalidades didáticas que configuram apenas ferramentas técnicas de ensino, pouco discutindo o processo de ensino e aprendizagem. Grande parte dos trabalhos foram produzidos na educação básica, e a região do país que mais produziu trabalhos foi a Nordeste. Inferimos que professores devem constantemente investigar e refletir suas ações, identificando obstáculos e tentando superá-los. O Ensino de Zoologia deve ser ancorado em concepções e metodologias que estão em concordância com a realidade do aluno, da escola e da sociedade, em constante transformação e reformulação, na busca de um ensino de Biologia de melhor qualidade.
Resumen : The Teaching of Zoology should be reflected and constantly investigated in order to propose improvements in pedagogical practice proposals to transform it. This study expresses a research with documentary character that investigates the conceptions and methodologies used in the Zoology Teaching. The objects of study were abstracts published in Zoology Teaching section, of the Brazilian Congress of Zoology (CBZ), between the years of 2004 and 2014. In all, 167 works were analyzed and the academician conceptions identified, the teaching methods, the educational levels in the implementation of the pedagogical practice and the localization of authors in Brazilian regions. The results indicate a predominance of technical conceptions (49, 1%), followed by practical conceptions (31.1%) and emancipatory (19.8%). We have also found that there is methodological diversity in Zoology Teaching, but in qualitative terms there is a predominance of teaching methods that configure only teaching tools techniques, almost not discussing the process of teaching and learning. Most of the works were done in basic education, and region of the country that produced the most works was the Northeast. We infer that teachers should constantly investigate and reflect their actions, identifying obstacles and trying to overcome them. The Zoology Teaching must be anchored in concepts and methodologies that should be in accordance with the reality of student, school and society in constant transformation and reformulation, in search of a better quality of Biology Teaching.
Palabras clave : Ensino
Biologia
Material didático
Didática
Metodologia
Zoologia
Formação de professor
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2472
Fecha de publicación : 1-dic-2015
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Richter.pdf423,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.