Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Ferrera, Tiago Silveira-
dc.contributor.referee2Santos, Rosemar Ayres dos-
dc.creatorMattos, Mariane-
dc.date2017-12-05-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:54:28Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-27T12:54:28Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2473-
dc.description.abstractThe present research consists of a Course Competition Assignment (TCC) to obtain the Degree of Licenciatura em Ciências Biológicas of the University - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), which investigate the theme of Environmental Education (EE). This theme has transversal potential in the construction of knowledge and development of sustainability. Thus, our aim was observe the main activities of EE published in the Journal of Biology Teaching (REnBio). The qualitative work was based on a bibliographic review at REnBio, editions 7, 8 and 9, between 2014 and 2106. The EE needs to insert the educational process in the knowledge building, searching of solutions to environmental issues. This requires that we increase the knowledge about the use of questionnaires, field outgoings, drawings, workshop, among others, since EE practices need to go beyond the institutions walls and be inserted from the initial years to higher education. The scholar community is an environment propitious to working the EE with a continuous frequency.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito ao Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) cuja investigação refere-se à temática da Educação Ambiental (EA). Esta temática tem potencial transversal na construção do conhecimento e desenvolvimento da sustentabilidade. Para tanto, nosso objetivo consistiu em observar as principais atividades de EA na Revista de ensino de Biologia (REnBio). O trabalho de cunho qualitativo baseou-se em uma revisão bibliográfica na REnBio, edições 7ª, 8ª e 9ª, entre 2014 a 2106. A EA precisa contemplar o processo educativo na construção do conhecimento em busca de soluções para as questões ambientais. O que requer ampliarmos o conhecimento quanto ao uso de questionário, saída de campo, desenho, oficina entre outros, pois as práticas de EA precisam ultrapassar os muros das instituições e serem inseridas desde os anos iniciais ao ensino superior, já que a comunidade escolar é um ambiente propício para ser trabalhada com uma frequência contínua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-12T10:18:30Z No. of bitstreams: 1 Mattos.pdf: 601518 bytes, checksum: 20fc766060d28b215cc52dc4dedf6e26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mattos.pdf: 601518 bytes, checksum: 20fc766060d28b215cc52dc4dedf6e26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mattos.pdf: 601518 bytes, checksum: 20fc766060d28b215cc52dc4dedf6e26 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titlePráticas de educação ambiental em períodico da área de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mattos.pdf587,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.