Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2473
Tipo: Monografia
Título: Práticas de educação ambiental em períodico da área de ciências e biologia
Autor(es): Mattos, Mariane
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Ferrera, Tiago Silveira
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: A presente pesquisa consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito ao Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) cuja investigação refere-se à temática da Educação Ambiental (EA). Esta temática tem potencial transversal na construção do conhecimento e desenvolvimento da sustentabilidade. Para tanto, nosso objetivo consistiu em observar as principais atividades de EA na Revista de ensino de Biologia (REnBio). O trabalho de cunho qualitativo baseou-se em uma revisão bibliográfica na REnBio, edições 7ª, 8ª e 9ª, entre 2014 a 2106. A EA precisa contemplar o processo educativo na construção do conhecimento em busca de soluções para as questões ambientais. O que requer ampliarmos o conhecimento quanto ao uso de questionário, saída de campo, desenho, oficina entre outros, pois as práticas de EA precisam ultrapassar os muros das instituições e serem inseridas desde os anos iniciais ao ensino superior, já que a comunidade escolar é um ambiente propício para ser trabalhada com uma frequência contínua.
Abstract/Resumen: The present research consists of a Course Competition Assignment (TCC) to obtain the Degree of Licenciatura em Ciências Biológicas of the University - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), which investigate the theme of Environmental Education (EE). This theme has transversal potential in the construction of knowledge and development of sustainability. Thus, our aim was observe the main activities of EE published in the Journal of Biology Teaching (REnBio). The qualitative work was based on a bibliographic review at REnBio, editions 7, 8 and 9, between 2014 and 2106. The EE needs to insert the educational process in the knowledge building, searching of solutions to environmental issues. This requires that we increase the knowledge about the use of questionnaires, field outgoings, drawings, workshop, among others, since EE practices need to go beyond the institutions walls and be inserted from the initial years to higher education. The scholar community is an environment propitious to working the EE with a continuous frequency.
Palavras-chave: Educação ambiental
Análise de dados
Ensino
Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2473
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mattos.pdf587,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.