Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee1Uhmann, Rosângela Inês Matos-
dc.contributor.referee2Araújo, Maria Cristina Pansera de-
dc.creatorMaciel, Eloisa Antunes-
dc.date2018-12-11-
dc.date.accessioned2019-02-27T12:55:13Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2019-02-27T12:55:13Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2474-
dc.description.abstractEcology is a field of knowledge that presents high rates of development, and its teaching must be constantly updated, allowing to promote significant pedagogical changes that involve all levels of education. This work is a documentary and bibliographic research that investigates conceptions and teaching methodologies used in teaching Ecology. The study objects were the abstracts published at the - Ecology Congress of Brazil - between the years 2003 to 2015. 10,065 abstracts were collected and among them, 31 that were related to teaching activities were analyzed. Technical design was the most frequent conception found, followed by criticism and practice, multiple approaches have been found in the approach to. It was also highlighted the concern in the diversification of teaching methodologies for approaches on the teaching of Ecology.pt_BR
dc.description.resumoA ciência Ecologia está em franca expansão e o seu ensino deve estar constantemente atualizado, promovendo mudanças pedagógicas significativas que envolvam todos os níveis de ensino. Este trabalho trata de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico, que investiga concepções e metodologias no ensino de Ecologia. Os objetos de estudo foram os resumos publicados no Congresso de Ecologia do Brasil entre os anos de 2003 a 2015. Ao todo, foram coletados 10.065 resumos e, destes, analisados 31 que tratavam do tema. Quanto as concepções, foi obtida predominância da concepção técnica, seguida de crítica e prática; também foram encontrados múltiplos tipos de enfoques na abordagem dos conteúdos. Destacamos também a preocupação na diversificação de metodologias de ensino para abordagens sobre o ensino de Ecologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-12T13:03:09Z No. of bitstreams: 1 MACIEL.pdf: 288108 bytes, checksum: ca02946c87a2e5aeb834c0b7b01bee94 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-27T12:55:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACIEL.pdf: 288108 bytes, checksum: ca02946c87a2e5aeb834c0b7b01bee94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:55:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACIEL.pdf: 288108 bytes, checksum: ca02946c87a2e5aeb834c0b7b01bee94 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEnsino de ecologia: concepções e estratégias de ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL.pdf281,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.