Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2478
Type: Monografia
Title: Relações conceituais na área de ciências da natureza: Um olhar para as provas do exame nacional do ensino médio
Author: Back, Daniele
First advisor: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee2: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Resume: O presente trabalho apresenta uma pesquisa acerca de relações conceituais na área de Ciências da Natureza, tendo como objeto de estudo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa foi conduzida em duas etapas: na primeira, foi realizada uma revisão bibliográfica nos ANAIS do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências), nas edições de 2007 a 2017, e na segunda etapa foram analisados os enunciados das questões com conceitos químicos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas avaliações do ENEM dos anos de 2015 a 2017. Sob os métodos da análise de conteúdo, identificou-se na revisão bibliográfica dos artigos do ENPEC que as relações conceituais na área de Ciências da Natureza podem apresentar-se mediante três possibilidades: a primeira é mediante o processo de contextualização com o meio social, a segunda por meio de relações entre conceitos de diferentes disciplinas e a terceira, pelas relações entre conceitos de uma mesma disciplina. A maioria dos artigos analisados apresentou possibilidades de relação conceitual pelo processo de contextualização, bem como as questões do ENEM seguiram nessa mesma direção. Por fim, a realização deste trabalho possibilitou a compreensão de diversas perspectivas de relações conceituais que identificam e fortalecem a área de Ciências da Natureza e que são fundamentais para o trabalho docente com vistas à formação do aluno crítico e atuante na sociedade.
Abstract: The present work presents a research about conceptual relations in the area of Natural Sciences, having as object of study the National High School Examination (ENEM). The research was conducted in two stages: in the first, a bibliographic review was performed in the ANAIS of the ENPEC (National Meeting of Research in Education in Sciences), in the editions from 2007 to 2017, and in the second stage the issues with chemical concepts of Sciences of Nature and its Technologies of ENEM's evaluations from the years 2015 to 2017 were analized. Under the methods of content analysis, it was identified in the bibliographic review of the ENPEC articles that the conceptual relations in the area of Natural Sciences can be presented through three possibilities: the first is through the process of contextualization with the social environment, the second through relationships between concepts of different disciplines and the third, through the relations between concepts of the same discipline. Most of the analyzed articles presented possibilities of conceptual relation through the process of contextualization, as well as the questions of the ENEM followed in this same direction. Finally, the realization of this work allowed the understanding of diverse perspectives of conceptual relations that identify and strengthen the area of Natural Sciences and that are fundamental for the teaching work with a view to the formation of critical and active students in society.
Keywords: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Natureza
Análise de dados
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2478
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Back.pdf936,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.